Iplan participa do São Paulo International Summit 2023
Durante o evento estão sendo debatidos vulnerabilidade social, estratégias urbanas e cooperação internacional
O diretor-executivo de Pesquisa e Parcerias Inovadoras do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Raul Lacerda, está representando a Prefeitura de Maceió no São Paulo International Summit 2023.
O evento acontece até dia 24, em São Paulo, tendo como objetivo principal potenciar a identidade e a integração de experiências e projetos entre cidades do Mercosul para assegurar o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos.
O São Paulo International Summit 2023, que teve início na última segunda-feira (20), reúne delegações de mais de 20 países. O foco das discussões abrange questões de impacto global, regional e municipal, com ênfase nas mais diversas temáticas que impactam diretamente o dia a dia do cidadão, modelos de financiamento e estratégias de investimento para o desenvolvimento de cidades.
Para o diretor Raul Lacerda, a participação no evento é importante, pois representa uma oportunidade única para estabelecer vínculos sólidos com diversas cidades participantes do Mercosul. "A participação da Prefeitura de Maceió em fóruns internacionais aumentou com a gestão do prefeito JHC. A troca de experiências e a colaboração mútua não só enriquecem nossa compreensão, mas também fortalecem relações que podem perdurar além do evento, ampliando os horizontes de cooperação entre Maceió e as cidades da região", destacou.
Lacerda ressaltou, ainda, que o objetivo central da gestão do prefeito JHC é integrar Maceió às melhores práticas em desenvolvimento e contribuir com diversas instituições, apresentando soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas em nosso território.
Ao longo do evento, o diretor participou das agendas sobre Desenvolvimento Social, Turismo e Desenvolvimento de ambientes sustentáveis. Nas discussões dedicadas ao Desenvolvimento Social, o foco foi centrado na vulnerabilidade social e propostas para impulsionar o desenvolvimento social.
As questões relacionadas a políticas preventivas contra a violência também foram abordadas, reconhecendo o fenômenos como um desafio global. A importância da família, educação e saúde foi ressaltada como fatores cruciais no enfrentamento do problema, com a compreensão de que falhas nesses setores tornam os desafios mais complexos e mais custosos para os municípios.
Além disso, o diretor participou também da reunião do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU), uma rede que reúne governos locais, entidades e estrategistas urbanos da Ibero-América. Durante a reunião, foi destacada a importância de pensar e agir estrategicamente na cidade, enfatizando como as cidades que fazem parte do CIDEU se beneficiam do trabalho em rede.
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h