Iplan participa da assembleia semestral do Fórum Inova Cidades em SP

Representantes do órgão destacaram a importância da construção do desenvolvimento urbano sustentável

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 01/05/2024 às 13:00
Iplan participa da assembleia semestral do Fórum Inova Cidades em SP
Equipe do Fórum Inova Cidades durante a assembleia, em São Paulo. Foto: Ascom Iplan

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), participou na manhã desta terça-feira (30), no Hub Green Sampa, em São Paulo, da assembleia semestral do Fórum Inova Cidades. O evento contou com a participação do Secretário Presidente Iplan, Antonio Carvalho que também é presidente do Fórum, e do Vice-Presidente do órgão municipal, Davi Rossiter, entre outros líderes e parceiros.

Um dos pontos principais do encontro foi a apresentação do Grupo de Trabalho da ONU para a elaboração das diretrizes internacionais para cidades inteligentes, conduzida por Antonio Carvalho, que contou sobre os avanços e desafios na construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Em seguida, uma mesa redonda de debate abordou o tema da inteligência artificial, com destaque para a apresentação da minuta da Carta do Fórum. Os membros presentes discutiram sobre o papel da IA na melhoria da qualidade de vida nas cidades e na otimização dos serviços urbanos.

Secretário presidente do Iplan durante a assembleia do Fórum. Foto: Ascom Iplan
Secretário presidente do Iplan durante a assembleia do Fórum. Foto: Ascom Iplan

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) e seu papel nas Cidades Inteligentes, com a proposta da FNP (Frente Nacional de Prefeitos) na Reforma Tributária e na assembleia administrativa. As discussões e propostas apresentadas visam impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios urbanos do século XXI.

Para o secretário presidente, Antonio Carvalho, o Fórum Inova Cidades desempenha um papel importante ao reunir líderes e especialistas para compartilhar experiências e desenvolver soluções inovadoras para os complexos problemas urbanos.

“Acredito firmemente que é através da colaboração e do intercâmbio de ideias que podemos construir cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas. Estou ansioso para continuar trabalhando em parceria com todos os membros deste importante fórum para impulsionar o progresso em nossas cidades e melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos”, explicou Carvalho.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h