Iplan Maceió participa de encontro nacional sobre urbanismo social
Evento debate soluções integradas para reduzir desigualdades nas cidades e valoriza experiências de territórios periféricos

A diretora-executiva de Estudos para Grotas e Regiões Vulneráveis do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Thais Godinho, e a diretora técnica de impacto social do Iplan, Aline Pedrosa, participam do III Encontro Brasileiro de Urbanismo Social, que começou na terça-feira (03) e vai até hoje, em Brasília. O evento reúne pesquisadores, técnicos, gestores públicos com o objetivo de compartilhar experiências e debater estratégias para combater as desigualdades nos territórios urbanos.
Com o tema “O Brasil no centro dos debates”, o encontro se consolida como espaço plural e democrático para discutir caminhos possíveis para cidades mais justas e inclusivas. A programação conta com mesas temáticas, oficinas e circuitos urbanos.
Para a diretora Thais Godinho, o encontro evidencia a necessidade de incluir as comunidades periféricas no centro das decisões sobre a cidade.
“Participar deste encontro reforça a importância de enxergarmos as favelas e comunidades urbanas como parte central do planejamento das cidades. No Iplan, acreditamos que políticas públicas só fazem sentido quando colocam as pessoas no centro, sobretudo aquelas historicamente invisibilizadas. O urbanismo social nos permite pensar soluções concretas e integradas para transformar esses territórios com dignidade e participação”, afirmou.
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h