Iplan completa um ano de contribuições ao desenvolvimento da cidade

Instituto se destaca na promoção da participação popular e no planejamento de projetos inovadores para o convívio urbano em Maceió

Jéssica Viturino / Ascom Iplan 06/05/2024 às 17:07
Iplan completa um ano de contribuições ao desenvolvimento da cidade

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) completou um ano de atividades avançando no projeto de desenvolvimento territorial da cidade de maneira sustentável. Com um corpo técnico qualificado, o órgão da prefeitura tem elaborado ideias inovadores e participativas, sempre com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos maceioenses.

Desde a fundação, o Iplan tem sido um canal ativo de participação popular em importantes projetos de gestão urbana. Um exemplo é a construção do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima de Maceió, que mobilizou mais de 300 pessoas em oficinas participativas e consultas públicas.

A região será beneficiada com um projeto de requalificação elaborado pelo escritório de arquitetura Índio da Costa, com participação de diversos setores da sociedade, com a proposta de criar espaços agradáveis e funcionais para os moradores e turistas.

O Instituto também reativou o Conselho Municipal do Plano Diretor, abrindo espaço à participação da sociedade na construção do planejamento urbano de Maceió. O colegiado tem a missão de discutir e propor diretrizes para o crescimento sustentável da capital alagoana.

Além disso, o Iplan tem se empenhado na revitalização de espaços públicos urbanos, com investimentos que ultrapassam os R$ 28 milhões. Neste sentido, destaca-se a reforma do Boulevard São Gonçalo, no bairro Farol, e de dezenas de praças e trevos, incluindo a Praça do Centenário, renovando o paisagismo urbano em Maceió.

"Estou muito esperançosa com as transformações em andamento, aqui na Praça Boa Vista. A revitalização promete trazer melhorias importantes, principalmente para o meu empreendimento. Além disso, vejo essa iniciativa como uma oportunidade para impulsionar o turismo local", pontuou Cristina Maria, que reside em Ipioca.

O compromisso do Iplan com o desenvolvimento urbano também se reflete em iniciativas como o estudo de campo nas comunidades de Maceió, visando identificar espaços vazios para intervenções da gestão municipal. Mais de 15 comunidades já foram visitadas, com o objetivo de compreender de perto cada região e coletar dados para embasar projetos urbanos, promovendo uma identificação ainda maior e o cuidado com as áreas ativadas pela prefeitura.

Os trabalhos nas comunidades também incluem o apoio e incentivo aos pequenos empreendedores, como a feira "Negócio da Grota", programada para julho, que promete impulsionar e desenvolver os negócios nas grotas de Maceió, proporcionando uma oportunidade única para empreendedores locais apresentarem seus produtos e serviços a novos consumidores e investidores.

A gestão municipal também se destacou no cenário nacional e internacional, impulsionada por iniciativas de capacitação e representação. Maceió foi escolhida entre as cinco cidades brasileiras para participar do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, liderado pelo BrazilLAB, em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Além disso, a capital alagoana tem se destacado em diversas iniciativas de dados e tecnologia, participando ativamente de programas da Bloomberg, como o City Data Alliance, o What Works Cities e o Innovation Training, todos focados em aprimorar a governança municipal com base em evidências.

O município de Maceió também participou da The Cities Coalition for Digital Rights, que reúne cidades comprometidas em utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas e apoiar as comunidades urbanas, proporcionando serviços e infraestrutura digital confiável e segura.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h