Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano inicia revitalização da Praça da Macaxeira

Projeto terá investimento superior a R$ 330 mil e promete melhorar a qualidade de vida da população do bairro com o espaço público renovado e acessível

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 25/03/2024 às 09:32
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano inicia revitalização da Praça da Macaxeira
Praça da Macaxeira no Jacintinho. Foto: Felipe Sóstenes

No âmbito do desenvolvimento urbano, a revitalização de espaços públicos desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse contexto, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) iniciou a revitalização da Praça da Macaxeira, localizada no bairro do Jacintinho. Essa iniciativa promete não apenas transformar o ambiente físico, mas também melhorar significativamente a vida da população local, proporcionando espaços de convívio mais agradáveis e acessíveis.

Com uma área total de 485,65 m² e um investimento superior a R$ 330 mil, o projeto busca renovar a estética do espaço, além de promover a funcionalidade e a sustentabilidade ambiental. Mariana Brol, arquiteta responsável pelo projeto no Iplan, detalha os principais objetivos técnicos da intervenção.

"Nosso principal foco foi criar um espaço de convívio inclusivo e acessível para a comunidade local, isso envolveu a implementação de infraestrutura adequada para garantir a mobilidade de pedestres e pessoas com deficiência, bem como a criação de áreas de descanso confortáveis e seguras”, afirmou Mariana.

Além disso, o projeto incorpora uma abordagem ambientalmente consciente, com a inclusão de jardins paisagísticos que não apenas embelezam o local, mas também promovem a biodiversidade e a gestão sustentável das águas pluviais. Além da importância da introdução de um ponto de coleta seletiva de lixo, visando a redução do impacto ambiental e a promoção da reciclagem na comunidade.

A comunidade local tem sido ativamente envolvida no processo de planejamento e implementação do projeto, com consultas públicas e sessões de feedback conduzidas pelo Iplan. Essa abordagem participativa visa garantir que as necessidades e preocupações dos moradores sejam integralmente consideradas.

À medida que as obras avançam, o Iplan mantém um foco contínuo na qualidade e na eficiência da execução do projeto. Testes de materiais e padrões de construção são aplicados para garantir a durabilidade e a segurança das instalações.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h