Gestores de Maceió e do Instituto da Cidade, no Recife, debatem planejamento urbano
Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió visitaram órgão gestor do planejamento estratégico da capital pernambucana para trocas de experiências
Diretores executivos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) realizaram uma visita ao Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão da gestão municipal do Recife responsável pelo planejamento urbano estratégico a longo prazo. No encontro, a diretora-executiva de Planejamento Urbano e Cidade Inteligente do Iplan, Maria Luísa Machado, fez uma exposição sobre os instrumentos urbanísticos utilizados na capital alagoana.
Durante sua apresentação para os técnicos do ICPS, Maria Luísa destacou a importância dos instrumentos de desenvolvimento territorial e gestão para o crescimento sustentável e inteligente das cidades, enfatizando a relevância de ferramentas como a Outorga Onerosa do Direito de Construir, que permite o equilíbrio entre o financiamento adequado e o desenvolvimento urbano.
"Foi um momento enriquecedor poder discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável das cidades, destacando a importância dos instrumentos de gestão territorial. Durante a apresentação, procurei ressaltar como esses instrumentos podem ser ferramentas poderosas para promover um crescimento inteligente e equilibrado, como a Outorga Onerosa do Direito de Construir, que visa garantir um desenvolvimento urbano mais justo e adequado às necessidades da população”, disse a diretora.
Em um intercâmbio de conhecimentos, a equipe do ICPS apresentou toda a estrutura e funcionamento do instituto, demonstrando como sua atuação é fundamental para a Prefeitura de Recife. O encontro ocorreu na última terça-feira (28).
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h