Entidades do Comitê Gestor da orla marítima tomam posse

Primeira reunião define cronograma e reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável

Jéssica Viturino/ Ascom Iplan 04/04/2025 às 18:00
Entidades do Comitê Gestor da orla marítima tomam posse
Primeira reunião do Comitê Gestor do PGI. Foto: Allan Cesar/ Secom Maceió

O comitê gestor do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla marítima de Maceió realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a primeira reunião, o que marca o início do processo de implementação das ações e diretrizes estabelecidas no plano.

Na ocasião, foi apresentado o panorama do processo participativo, que resultou na estruturação do PGI. Além disso, a pauta incluiu o cronograma de reunião do comitê, no ano de 2025, bem como o andamento das ações imediatas previstas no plano e o regimento interno, que foi apresentado na audiência pública.

Durante o encontro, foi assinado o termo de posse das entidades que integram o comitê, oficializando a participação na gestão do PGI.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 6 de junho de 2025, ocasião em que o cronograma e as ações seguirão em desenvolvimento contínuo, de acordo com as demandas identificadas e os objetivos estabelecidos no processo.

A construção do PGI envolveu diversas etapas, como o diagnóstico participativo, realizado por meio de oficinas com os principais atores que vivenciam a orla, assim como a oficina na qual foram levantadas as ações estratégicas que vão compor o plano.

Aprovado em audiência pública, realizada em agosto de 2024, o plano tem como objetivo implementar uma política pública estratégica para o planejamento de ações e gestão da orla marítima de Maceió, pautada na abordagem da gestão costeira integrada, considerando os aspectos ambientais, socioeconômicos, urbanísticos e patrimoniais. 

O comitê gestor é composto por representantes de diversas entidades, incluindo associações de classe, instituições acadêmicas, associações comunitárias, grupos esportivos e setores ligados à pesca, cultura, turismo, meio ambiente, comércio e serviços.

O grupo tem caráter paritário, contando com igual número de representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

Para viabilizar a construção das ações e diretrizes do PGI, a orla marítima de Maceió foi dividida em três Unidades de Planejamento (UPs), abrangendo toda a extensão costeira da cidade, desde o Pontal da Barra até Ipioca.

A segmentação permite um planejamento mais detalhado e adequado às necessidades específicas de cada trecho.

A divisão ficou estabelecida da seguinte forma:

  • UP 01: Pontal da Barra a Jaraguá;

  • UP 02: Pajuçara a Jacarecica;

  • UP 03: Guaxuma a Ipioca.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h