Empreendedoras concluem capacitação para participar da Feira Negócio da Grota
Oficinas abordaram boas práticas, precificação, atendimento ao cliente e comunicação nas redes sociais para fortalecer os negócios das participantes

Após três dias de aprendizado e troca de experiências, foram finalizadas, nessa quinta-feira (20), as oficinas de capacitação para as empreendedoras que participarão da Feira Negócio da Grota da Mulher Empreendedora. Durante as atividades, promovidas na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), em Jaraguá, as participantes tiveram acesso a conhecimentos essenciais para aprimorar seus negócios e fortalecer suas marcas no mercado.
No primeiro dia, as empreendedoras do ramo alimentício participaram das oficinas "Boas Práticas na Produção de Alimentos", ministrada pela Vigilância Sanitária. No segundo e terceiro dias foram as oficinas de "Ferramentas Digitais para o Empreendedorismo", "Precificação" e "Atendimento ao Cliente", conduzidas por colaboradores da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti). As atividades tiveram como objetivo capacitar as participantes para melhor estruturar seus preços e aprimorar o relacionamento com seus clientes, aumentando suas chances de sucesso na feira e em seus empreendimentos.
A servidora Luciane Cedrim, da Sedciti, ministrou uma capacitação para mulheres empreendedoras das grotas, focada em atendimento ao cliente de qualidade e assertividade. O treinamento abordou técnicas para encantar e fidelizar clientes, além de estratégias para lidar com situações desafiadoras no dia a dia dos negócios.
"Queremos que essas empreendedoras se sintam preparadas e confiantes para atender com excelência, fortalecer seus negócios e criar conexões reais com seus clientes. Um bom atendimento não é só sobre vender, mas sobre gerar valor e construir relacionamentos que impulsionam o crescimento sustentável", destacou Luciane.
A programação foi encerrada com uma oficina especial ministrada pela designer alagoana Alina Amaral, que abordou a importância da identidade visual e da comunicação estratégica para os pequenos negócios. "Nossa conversa hoje foi exatamente sobre isso: nossa marca é a nossa identidade. O nosso produto é importante porque ele traz a nossa essência. Passar essa essência por meio de embalagens, da forma de expor e da comunicação nas redes sociais é essencial para o sucesso da iniciativa, das vendas e da identidade da marca", destacou Alina.
Para a designer, o contato direto com as empreendedoras é uma oportunidade valiosa para reforçar a importância do afeto e da história por trás de cada produto. "Todo produto artesanal, feito à mão, traz um afeto naturalmente e carrega histórias”. É muito importante que essas empreendedoras, especialmente as mais novas no mercado, entendam o valor de contar suas verdades e apresentar seus produtos de forma autêntica", concluiu.
Com o encerramento das oficinas, as empreendedoras estão mais preparadas para participar da Feira Negócio da Grota da Mulher Empreendedora que começara na próxima quarta-feira (26), e promete ser uma vitrine de criatividade, inovação e fortalecimento do empreendedorismo feminino em Maceió.
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h