Brota na Grota leva atendimentos aos moradores da comunidade Piabas
Moradores foram atendidos com diversos serviços da Prefeitura de Maceió e contribuíram com sugestões de melhorias para a localidade
Nesta sexta-feira (3), o Brota na Grota levou diversos serviços para a comunidade das Piabas, no Feitosa. Com muito movimento, o evento foi marcado pela forte presença da população, que foi contemplada com marcação de consultas e exames por meio do Pronto!, veterinário, vacinação, atendimentos para Cadastro Único, Bolsa Família, ID Jovem, Equatorial, entre outros. Além disso, a garotada aproveitou bastante com o pula-pula, o futebol de sabão e pintura facial.
Ouvindo a comunidade
O Brota na Grota vem há mais de um ano atuando nas regiões mais vulneráveis. Para descobrir o que a população mais precisa, os servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) escutaram as demandas dos moradores.
“As principais demandas foram escadarias, estrutura, pavimentação, saneamento básico e lazer. Coletamos os dados com diversos moradores, a partir disso iremos elaborar um relatório e as demandas serão encaminhadas para as secretarias”, explicou o assessor do Iplan, Jedson Viturino.
“As grotas são regiões de risco e com diversas pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho que realizamos aqui visa reconhecer as demandas da população para, posteriormente, levá-las para serem discutidas nas secretarias e, assim, elencar as ações que devem ser feitas, de acordo com a necessidade de cada grota. É um compromisso do prefeito JHC priorizar investimentos para essa parcela da população”, pontuou o coordenador do Brota na Grota, Sérgio Miranda.
Diversos atendimentos
O Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, leva para as comunidades os atendimentos que fazem parte das principais demandas dessa parcela da população em situação de vunerabilidade. De assistente social a veterinário, diversos servidores públicos estão de prontidão para melhor atender as necessidades dos moradores.
Um exemplo de moradora que soube aproveitar bem os serviços do Brota na Grota é Jaqueline Alves, 36 anos. Ela realizou a triagem para a castração de seu gato na quinta-feira e quando viu os vários serviços oferecidos pela Prefeitura de Maceió, não deixou de aproveitar o máximo que pôde.
Há 30 anos morando na comunidade, ela contou que nunca tinha visto nada igual nas gestões passadas. Jaqueline gostou muito do tratamento da fisioterapia com as ventosas, fez o cabelo e foi atendida pela médica, além de ter levado seu filho de 14 anos para cadastrar currículo no Jovem Aprendiz.
“O atendimento foi ótimo, deveria ter mais vezes, a estrutura está maravilhosa. Nunca vi nada assim por aqui antes. É muito importante o que estão fazendo, porque pra gente da comunidade só temos o Saúde da Gente, que é na parte da noite. Quando isso ocorre, a gente se sente valorizada. A grota das Piabas é esquecida e agora fomos lembrados”, pontuou.
Há mais de quatro décadas residindo na região, Dona Alice Silva, 49 anos, disse que ficou contente com o atendimento prestado pelos servidores da Prefeitura de Maceió. “Fiz meu cabelo, me cadastrei no Sine, vou ser atendida para ver o LOAS, e vou pegar meu cachorro para vacinar. Fui muito bem atendida, não vi ninguém de cara feia. A população da grota das Piabas precisava, que continue esses atendimentos por mais tempo”, revelou.
Assistência Social
O atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) é um dos mais procurados de todo o evento. São realizadas solicitações de Cadastro Único, Bolsa Família, BPC (LOAS), NIS, Cartão do Idoso, Cartão Cria, Carteira do Autista e o programa Mais Oportunidade para Jovens.
“A demanda é grande e a procura pelo Cadastro Único é a maior. O público pega a ficha e é encaminhado para o CadÚnico. Se houver bloqueio ou cancelamento, a demanda é enviada para o bolsa família ou BPC (LOAS). Havendo bloqueio ou cancelamento é realizada a reversão, se o cadastro estiver atualizado e a família se encaixar no perfil”, explicou a assistente social, Eliane Correia.
Edson dos Santos, 48 anos, necessitou de atendimento para o Bolsa Família. Para ele, o serviço oferecido no Brota na Grota supriu suas necessidades. “Atendimento bom e rápido. Eu quebrei o pé e não posso estar indo pra o Cras ou pra outro lugar e nem tenho dinheiro pra isso. Esse atendimento chegando na comunidade facilita muito”, ressaltou.
“O BPC (LOAS) é feito através de perícia do INSS, para garantir que o solicitante preencha os requisitos, quais são: ter alguma deficiência motora, auditiva, visual ou mental que o incapacite de trabalhar. Esse benefício é pago a quem não contribuiu com o INSS e recebe muita procura nas edições do Brota na Grota. Muitos pagam advogados por não ter conhecimento de que esse atendimento pode ser feito de maneira gratuita através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, explicou a servidora do Cras da Pitanguinha, Aline Buarque.
Brota na Grota
O Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, foi idealizado pelo prefeito JHC e organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). Seu objetivo é aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores das regiões mais carentes, que mais precisam da atenção e cuidados.
Também estiveram presentes na edição desta sexta-feira (3), a Equatorial, a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema), a Secretaria Extraordinária da Juventude e do Lazer (SEJL) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h