Brota na Grota atende comunidade da Coca-Cola, no Tabuleiro do Martins

Moradores foram vacinados contra a Influenza e participaram de atendimentos socioassistenciais

João Roberto Andrade/ Ascom Segov 26/04/2024 às 17:06
Brota na Grota atende comunidade da Coca-Cola, no Tabuleiro do Martins
Atendimento do Brota na Grota na comunidade da Coca-Cola, no Tabuleiro do Martins. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Nesta sexta-feira (26), ocorreu mais uma edição do Brota na Grota, na comunidade da Coca-Cola, no bairro Tabuleiro do Martins. Os moradores foram contemplados com serviços do Procon Maceió, atendimentos de saúde, brincadeiras para as crianças, cuidados com a beleza para as mulheres e outros serviços da Prefeitura de Maceió.

A gestão municipal também levou a campanha de vacinação contra a Influenza para quem faz parte dos grupos prioritários. Doses de vacinas contra outros patógenos também foram disponibilizadas para a população da localidade.

Saúde

Diversos moradores procuraram os atendimentos oferecidos pelo estande da Secretaria Municipal de Saúde. Entre os serviços, estavam fisioterapia, clínica geral, teste-rápido e aferição da pressão arterial. 

Seu Manoel José de Oliveira, 81 anos, morador do Tabuleiro do Martins, estava precisando de um encaminhamento para uma cirurgia de Catarata. O Presbítero conta que foi rapidamente atendido pela médica e ficou muito contente por ter conseguido o atendimento.

Seu Manoel com o encaminhamento da cirurgia em mãos. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Seu Manoel com o encaminhamento da cirurgia em mãos. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

“Eu fiz um exame para Catarata e precisava desse encaminhamento para a cirurgia. Assim que cheguei, fui logo atendido. Achei um atendimento muito especial. Estou muito grato pelo trabalho que está sendo prestado aqui. A gente não esperava por isso. Estou muito alegre”, declarou.

Para quem estava sentindo dores, a fisioterapeuta Giovanna Amorim estava de prontidão, oferecendo tratamento com ventosas e liberação miofascial, uma massagem que alivia o ponto de tensão.

A profissional contou que a maior queixa dos pacientes é a tensão muscular, que pode ser decorrente do estresse do dia a dia, de exercícios físicos ou de problemas de saúde.

“A ventosa-terapia oferece alívio de tensão muscular, de lombalgias, de inflamações, melhora a circulação sanguínea. O pessoal costuma ter uma resposta positiva. A faixa-etária da procura pelas ventosas é bem variada, mas é mais comum entre o público jovem. Os mais idosos também procuram, mas eles ainda não têm muito conhecimento dessa terapia”, ressaltou.

Damiana dos Santos durante sessão com ventosas. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Damiana dos Santos durante sessão com ventosas. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Quem ficou satisfeita com as ventosas foi Damiana do Santos, 52 anos, que veio conferir os atendimentos da Prefeitura de Maceió. Ela conta que quase cochilou de tão relaxada que ficou durante a sessão de fisioterapia.

“Eu estava com dores na coluna e nas pernas, devido a uma hérnia de disco e uma artrose na coluna. Tem vezes que eu ando o dia todinho e quando chego em casa não aguento subir as escadas. As ventosas ajudaram, aliviaram a tensão. Foi a primeira vez que eu fiz, gostei tanto que estava quase dormindo. Muito bom esse atendimento da prefeitura, espero que se repita várias vezes”, comentou.

Procon

O Procon Maceió esteve presente mais uma vez no Brota na Grota com diversos atendimentos. Dentre eles, o Desenrola, que é um programa do Governo Federal que possibilita descontos de até 98% para dívidas de pessoas físicas contraídas no período de 2019 a 2022. Os descontos dependem da renda do indivíduo e poderão ser verificados mediante consulta.

“Essa é uma iniciativa que facilita e muito a vida da população mais vulnerável, ajudando quem está negativado ou com dívidas impagáveis. O Procon Maceió faz esse atendimento visando evitar o bloqueio do aplicativo e para auxiliar os idosos, que não conseguem fazer sozinhos. Atuamos de forma que o consumidor tenha a sua negociação feita através do portal de modo eficaz”, explicou o coordenador de fiscalização do Procon Maceió, Daiwisson Alves.

Atendimento do Procon Maceió no Brota na Grota. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió
Atendimento do Procon Maceió no Brota na Grota. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

Márcia Gomes, 38 anos, teve problemas com o banco. Mesmo após pagar uma parcela que estava há poucos dias atrasada, ela conta que o banco não liberou seu limite. Indo ao estande do Procon Maceió, ela conseguiu sanar suas dúvidas. “Consegui resolver. Agora, tenho 10 dias para o banco analisar. Muito bom esse evento, porque em um dia só você faz várias coisas”, disse.

Habitação

As consultas para usuários que já realizaram o cadastro habitacional continuam a ocorrer com o estande da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab). O serviço é direcionado para quem já é cadastrado e precisa saber como está a situação de seu cadastro ou se a documentação está em dia.

Jamille Oliveira, 22 anos, procurou o atendimento para a habitação e atualização do NIS. “Me inscrevi para ganhar uma casa, mas ainda não está pronta. Tem que aguardar, mas saindo do aluguel já está bom. Achei muito bacana essa atitude da prefeitura. É legal, tanto para a gente quanto para as crianças, porque é um dia de lazer para elas”, afirmou.

Ouvindo a comunidade

Servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) estiveram presentes ouvindo moradores e coletando dados com a população, para fazer um levantamento das melhorias necessárias. Através de um questionário, perguntaram a cada pessoa entrevistada o seu nível de satisfação. Assim, os moradores deram ideias de projetos para a região.

“Visitamos a comunidade e fomos até aos locais onde a população sugeriu planejamentos. Levaremos para a nossa secretaria as possíveis melhorias que serão discutidas para essa comunidade”, declarou a assessora do Iplan, Lisiane Idalino.

Brota na Grota

O Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, foi idealizado pelo prefeito JHC e organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). Seu objetivo é aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores das regiões mais vulneráveis, das pessoas que mais precisam da atenção e cuidados.

Também estiveram presentes na edição desta sexta-feira (26) a Equatorial, a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema), a Secretaria Extraordinária da Juventude e do Lazer (SEJL) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

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Funcionamento: 9h às 17h