Revitalizada, Praça Marechal Deodoro atrai visitantes que destacam melhorias

Espaço histórico ganha mais vida e movimento após reforma feita pela Prefeitura de Maceió

Isabella Vieira / Secom Maceió 16/09/2025 às 13:30
Revitalizada, Praça Marechal Deodoro atrai visitantes que destacam melhorias
Foto: Beto Macário / Secom Maceió

O coração do Centro de Maceió ganha novo fôlego com a entrega da Praça Marechal Deodoro completamente reformada, sendo inaugurada no dia 13 de janeiro de 2025, pelo prefeito JHC. O espaço, que há mais de uma década não passava por melhorias, foi totalmente revitalizado e agora volta a ser ponto de encontro dos maceioenses.

Para o taxista Anilson Lima, 57 anos, a obra trouxe ganhos importantes para quem trabalha no local. “Foi gratificante essa revitalização, deixou a praça mais bonita e organizada, beneficiando tanto os taxistas, quanto a população. Só seria ainda melhor se houvesse um espaço adequado para nós descansarmos entre as corridas”, sugeriu em tom de brincadeira.

Taxista Anilson Lima. Foto: Beto Macário / Secom Maceió
Taxista Anilson Lima. Foto: Beto Macário / Secom Maceió

Os moradores da região central da cidade também aprovaram as mudanças, como o casal Lucineide Josefa da Conceição, 49 anos, e o esposo Adauto Maurício, 45 anos, moradores da Ponta Grossa. “A praça ficou maravilhosa, nunca tinha visto assim. Gosto de vir aqui, admirar o lugar e até à noite é tranquilo. A segurança melhorou muito, a polícia está sempre fazendo ronda, e os moradores de rua já ficaram mais afastados”, diz Lucineide.

O marido Adauto completa: “Antes, eles ficavam deitados nos bancos com colchões e sacos, mas agora o espaço está mais organizado, e a segurança ajuda a evitar esses problemas”.

Uma das áreas públicas de lazer tradicionais da capital alagoana, a Praça Marechal Deodoro era conhecida no início do século XX como Praça Cotinguiba ou Largo das Princesas, em referência às filhas do imperador Dom Pedro II. O projeto urbano foi criado pelo artista plástico Rosalvo Ribeiro, que se inspirou na Place de La Concorde de Paris. A simbologia em homenagem à Proclamação da República do Brasil é vista por quem frequenta o local como um importante marco da história e cultura de Alagoas.

Realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a obra contemplou a recuperação estrutural completa da praça, além da revitalização das esculturas históricas que representam os continentes. Foram instalados bancos com carregadores USB, novas lixeiras integradas ao paisagismo e fontes com jatos de água iluminados. Destaque também para as obras artísticas, como o ladrilho hidráulico de Delson Uchôa e uma escultura estilizada da cavalaria, que enriquecem o espaço rico em expressões culturais.

A obra na Praça Marechal Deodoro não trouxe só mudanças visuais, mas também melhorou a acessibilidade ao eliminar obstáculos e facilitar a circulação. A nova iluminação noturna destaca os monumentos históricos, criando um ambiente mais seguro e agradável após o anoitecer. O ambiente ganhou uma placa informativa com resumo da história da praça e um QR code que oferece acesso a um conteúdo digital detalhado, aprofundando o conhecimento sobre o local.

O espaço requalificado voltou a atrair famílias e trabalhadores, refletindo-se de forma positiva no comércio local, especialmente para os ambulantes da região. Valfredo Santos Jacila, 50 anos, ambulante que vende artigos variados como tomadas, ralos de cozinha, extensões e outros itens, aprova as melhorias. “Melhorou muito para as vendas, a praça está mais vista e movimentada. Antes, o lugar passava despercebido, mas agora o pessoal vem mais olhar, e isso ajuda bastante no nosso trabalho”, conta.

Ambulante Valfredo Santos. Foto: Beto Macário / Secom Maceió
Ambulante Valfredo Santos. Foto: Beto Macário / Secom Maceió

O engraxate Claudemir Emanuel da Silva, 33 anos, que trabalhava na praça antes da reforma, destaca a melhoria na segurança. “Está melhor para trabalhar, a segurança está mais presente e os clientes continuam chegando. Seria ótimo ter mais sombra na praça para ficar mais confortável, mas, no geral, a revitalização foi muito positiva”, revela.

IPLAM

Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h