Revitalizada, Praça Marechal Deodoro atrai visitantes que destacam melhorias
Espaço histórico ganha mais vida e movimento após reforma feita pela Prefeitura de Maceió

O coração do Centro de Maceió ganha novo fôlego com a entrega da Praça Marechal Deodoro completamente reformada, sendo inaugurada no dia 13 de janeiro de 2025, pelo prefeito JHC. O espaço, que há mais de uma década não passava por melhorias, foi totalmente revitalizado e agora volta a ser ponto de encontro dos maceioenses.
Para o taxista Anilson Lima, 57 anos, a obra trouxe ganhos importantes para quem trabalha no local. “Foi gratificante essa revitalização, deixou a praça mais bonita e organizada, beneficiando tanto os taxistas, quanto a população. Só seria ainda melhor se houvesse um espaço adequado para nós descansarmos entre as corridas”, sugeriu em tom de brincadeira.
Os moradores da região central da cidade também aprovaram as mudanças, como o casal Lucineide Josefa da Conceição, 49 anos, e o esposo Adauto Maurício, 45 anos, moradores da Ponta Grossa. “A praça ficou maravilhosa, nunca tinha visto assim. Gosto de vir aqui, admirar o lugar e até à noite é tranquilo. A segurança melhorou muito, a polícia está sempre fazendo ronda, e os moradores de rua já ficaram mais afastados”, diz Lucineide.
O marido Adauto completa: “Antes, eles ficavam deitados nos bancos com colchões e sacos, mas agora o espaço está mais organizado, e a segurança ajuda a evitar esses problemas”.
Uma das áreas públicas de lazer tradicionais da capital alagoana, a Praça Marechal Deodoro era conhecida no início do século XX como Praça Cotinguiba ou Largo das Princesas, em referência às filhas do imperador Dom Pedro II. O projeto urbano foi criado pelo artista plástico Rosalvo Ribeiro, que se inspirou na Place de La Concorde de Paris. A simbologia em homenagem à Proclamação da República do Brasil é vista por quem frequenta o local como um importante marco da história e cultura de Alagoas.
Realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), a obra contemplou a recuperação estrutural completa da praça, além da revitalização das esculturas históricas que representam os continentes. Foram instalados bancos com carregadores USB, novas lixeiras integradas ao paisagismo e fontes com jatos de água iluminados. Destaque também para as obras artísticas, como o ladrilho hidráulico de Delson Uchôa e uma escultura estilizada da cavalaria, que enriquecem o espaço rico em expressões culturais.
A obra na Praça Marechal Deodoro não trouxe só mudanças visuais, mas também melhorou a acessibilidade ao eliminar obstáculos e facilitar a circulação. A nova iluminação noturna destaca os monumentos históricos, criando um ambiente mais seguro e agradável após o anoitecer. O ambiente ganhou uma placa informativa com resumo da história da praça e um QR code que oferece acesso a um conteúdo digital detalhado, aprofundando o conhecimento sobre o local.
O espaço requalificado voltou a atrair famílias e trabalhadores, refletindo-se de forma positiva no comércio local, especialmente para os ambulantes da região. Valfredo Santos Jacila, 50 anos, ambulante que vende artigos variados como tomadas, ralos de cozinha, extensões e outros itens, aprova as melhorias. “Melhorou muito para as vendas, a praça está mais vista e movimentada. Antes, o lugar passava despercebido, mas agora o pessoal vem mais olhar, e isso ajuda bastante no nosso trabalho”, conta.
O engraxate Claudemir Emanuel da Silva, 33 anos, que trabalhava na praça antes da reforma, destaca a melhoria na segurança. “Está melhor para trabalhar, a segurança está mais presente e os clientes continuam chegando. Seria ótimo ter mais sombra na praça para ficar mais confortável, mas, no geral, a revitalização foi muito positiva”, revela.
Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h