Prefeitura de Maceió apresenta programa de transformação digital ao CAF

Iniciativa busca acelerar a implantação de cidade inteligente com mais conectividade, inclusão social e eficiência na gestão pública

Jéssica Viturino/Ascom Iplam 13/09/2025 às 10:16
Prefeitura de Maceió  apresenta programa de transformação digital ao CAF
Representantes da Prefeitura de Maceió e do CAF durante reunião sobre o programa Cidade Conectada. Foto: Beto Macário

A Prefeitura de Maceió, por meio do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental(Iplam), da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital(Sedigi) e da Maceió Digital, apresentou nesta quinta (11) e sexta-feira (12) os projetos do programa Maceió CidadeConectada ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe(CAF). As reuniões ocorreram no auditório da Prefeitura de Maceió.

A iniciativa busca acelerar o processo de transformação digital da capital alagoana por meio de inovação em tecnologias de informação e comunicação. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços públicos, fortalecer a gestão municipal e impulsionar o desenvolvimento sustentável sob os princípios de uma cidade inteligente centrada nas pessoas.

Entre as ações previstas estão a expansão da rede pública de Wi-Fi na área urbana, a integração de serviços estratégicos, a criação do Centro de Controle e Operações Integrado(CCOI), a capacitação de profissionais em tecnologia da informação, a promoção da inclusão social e igualdade de gênero e a modernização da conectividade. O programa também prevê a elaboração de planos e diretrizes para orientar a construção de uma cidade inteligente, além do fortalecimento da eficiência e eficácia da administração pública.

Para o secretário-presidente do Iplam, Antonio Carvalho, a reunião com o CAF evidenciou a visão da gestão do prefeito JHC, que é fazer de Maceió uma verdadeira referência em cidade inteligente no Brasil e no mundo.

"O Maceió Cidade Conectada é um salto enorme, onde vamos integrar mobilidade, segurança, trânsito, defesa civil e outros setores. Entregaremos serviços cada vez mais eficientes, bairros mais seguros e novas oportunidades econômicas para a nossa cidade", pontuou Antonio.

A operação discutida envolve crédito externo, que permitirá captar os recursos necessários para implementar as ações do programa. O Maceió Cidade Conectada é um passo estratégico para tornar a cidade mais conectada e inclusiva, fortalecendo a mobilidade, a conectividade e a oferta de serviços públicos, além de preparar Maceió para os desafios de uma cidade inteligente.

Para a diretora executiva de Pesquisa e Cooperação, Thaís Andrade, o apoio do CAF representa um passo decisivo para Maceió.

O Iplam assume a liderança técnica, integrando dados e território, transformando evidências em projetos e serviços, alinhando padrões e garantindo governança e transparência", destacou Thaís.

O secretário da Sedgi, Sérgio Túlio, reforçou o papel estratégico da pasta na construção do futuro digital de Maceió.

“Nosso objetivo é desenvolver iniciativas que fortaleçam a tecnologia, a inovação e a economia digital, criando condições para melhorar a vida da população e preparar a capital para os desafios do futuro”, explicou Sérgio.

Sobre o CAF

O CAF, instituição composta por 24 países membros, empresas privadas e instituições financeiras, atua no apoio a projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a integração regional na América Latina e Caribe.

IPLAM

Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h