Praça Liberato Mitchell valoriza história e promove convivência no Santo Eduardo

Conhecido como Praça do COC, o espaço revitalizado reúne lazer, cultura e história, oferecendo áreas para crianças, pets, gastronomia e totens interativos com QR Code sobre a trajetória do local

Jéssica Viturino/Ascom Iplam 27/09/2025 às 11:00
Praça Liberato Mitchell valoriza história e promove convivência no Santo Eduardo
Praça Liberato Mitchell, conhecida como Praça do COC, agora revitalizada, oferece novos espaços de lazer, convivência e cultura para a comunidade de Santo Eduardo. Foto: Itawi Albuquerque

Brincadeiras de infância, partidas de futebol improvisadas e momentos de lazer com amigos fazem parte das memórias de quem cresceu em Santo Eduardo, todas associadas à Praça Liberato Mitchell, carinhosamente conhecida como Praça do COC, inaugurada nesta quinta-feira(25). Ao longo de décadas, o local se consolidou como um ponto de encontro de diferentes gerações, preservando histórias que ainda dão vida à comunidade.

Vizinha da escola SEB COC há 27 anos, a praça foi palco de encontros que marcaram a rotina dos estudantes, tornando-se um espaço emblemático de convivência comunitária. A revitalização combinou história e modernidade, oferecendo opções de lazer para todas as idades, como área pet, playground cercado em polipropileno, espaço gourmet, estacionamento, mobiliário moderno, iluminação cênica, fonte interativa e total acessibilidade.

A inauguração foi recebida com entusiasmo pelos moradores e comerciantes locais. Alberico Albuquerque, permissionário de um trailer de drinks e sucos, destacou os impactos positivos.

"Antes a praça não tinha tanto cuidado e acabava ficando esquecida. Hoje, o ambiente está bonito, organizado e acolhedor. Isso atrai mais pessoas, aumenta o movimento e, consequentemente, melhora o nosso faturamento. É bom para os comerciantes e para a comunidade como um todo. Só temos a agradecer por essa transformação”, destacou Alberico.

Permissionário Alberico Albuquerque durante a inauguração da Praça Liberato Mitchell. Foto: Itawi Albuquerque.
Permissionário Alberico Albuquerque durante a inauguração da Praça Liberato Mitchell. Foto: Itawi Albuquerque.

O secretário-presidente do Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental(Iplam), Antonio Carvalho, ressaltou a importância do espaço para a população.

"Hoje é um dia muito especial, em que a gestão do prefeito JHC e do vice-prefeito Rodrigo Cunha entrega mais um espaço de convivência para a população. Mais do que uma praça, este será um lugar de construção de histórias. A transformação que está acontecendo em Maceió mostra o compromisso da gestão em trazer o que há de melhor para a cidade”, enfatizou Antonio.

A Praça Liberato Mitchell também preserva a história de Santo Eduardo e de Maceió. Como em todas as praças revitalizadas pela Prefeitura, o espaço conta com um totem informativo, que apresenta a história da praça e traz um QR Code, permitindo que visitantes tenham acesso a mais detalhes sobre seu passado e importância para a cidade.

IPLAM

Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h