“Obra fundamental para o Centro”, afirma comerciante sobre Complexo Administrativo de Maceió
Revitalização faz parte do Programa Novo Centro; Maceioenses estão na expectativa para aumento do fluxo no Centro da capital

Maceió está se preparando para receber o Novo Centro Administrativo. Além da gestão demonstrar comprometimento com a melhoria do serviço público de forma eficiente e moderna, também proporciona expectativas para comerciantes que vivem da renda no entorno do complexo.
A nova sede do Executivo é composta por três prédios que ficam localizados na Praça dos Palmares, no Centro de Maceió, onde já funcionaram órgãos da administração pública federal.
Os locais estavam abandonados e foram adquiridos pelo prefeito JHC, que vai revitalizar os edifícios e o entorno, fazendo parte da proposta do Programa Novo Centro.
Graça Souza vende passaporte, sanduíches, refrigerantes e é uma das comerciantes realocadas. Hoje, aos 62 anos e com 30 anos de camelô, ela ressalta que nunca viu uma reforma como essa.
“Quando comecei não tinha quase nenhuma estrutura. Esse foi o melhor prefeito que já teve pra gente aqui, porque os outros chegavam, tiravam a gente e não davam direito a nada. Ele teve a generosidade para nos ajudar, falou que não ia desamparar ninguém e cumpriu. Vai ficar tudo lindo, porque esse prefeito só faz coisa linda onde ele chega. Já tenho 62 anos e eu nunca vi um prefeito igual a esse, ele está deixando a cidade linda”, diz.
Graça viu a filha seguir os mesmos passos. Hoje, Carine Souza e o esposo Pedro Lopes, são donos do “Muito massa lanches”, nome colocado em homenagem ao prefeito JHC.
“Essa reforma vai atrair mais pessoas para cá. Os comerciantes também vão ter gosto para investir, a segurança vai aumentar e as pessoas vão ter um local mais organizado, mais aconchegante para lanchar, sentar com a família, para ficar um local mais tranquilo e sem preocupação. A gente ficou muito feliz com esse novo projeto, porque além de ter uma estrutura bacana, vamos fornecer algo melhor para nosso cliente”, pontua.
José Dário e Aline Loureiro são líderes dos ambulantes da Praça dos Palmares há doze anos e falam sobre a importância e expectativa da reforma do Novo Centro Administrativo.
“Essa obra é muito importante e fundamental para o centro, é uma coisa que Maceió nunca teve. Estava sem vida e o prefeito está devolvendo isso para todos. O camelô nunca foi tratado bem por gestão nenhuma do jeito que o JHC está tratando hoje. Estamos muito agradecidos por tudo o que está acontecendo. Agora, vamos ter mais segurança e o centro vai ficar mais bem visto pelos turistas”, destaca Dário

O casal também possui 25 anos de camelô, com loja de roupas e relógios. Ela pontua que toda equipe tem ajudado a entender as verdadeiras necessidades com um olhar humano e cuidadoso.
“Ele tem sido uma pessoa humana e justa. A gente passou 25 anos aqui e não teve nenhum prefeito que fizesse isso que ele está fazendo hoje, com esse olhar de humanidade. Atendeu nossas demandas com carinho, cuidado e fazendo o que ele pode. A expectativa está sendo a mil, porque sabemos a quantidade de pessoas que vão adentrar o centro de novo e acredito que vai dobrar a quantidade de clientes que vamos ter, é muita ansiedade”, afirma Aline.
Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h