Iplam participa do Circuito Urbano com debates sobre cidades justas e sustentáveis
Evento promovido pelo ONU-Habitat reúne boas práticas e experiências voltadas ao enfrentamento dos desafios urbanos

O Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) participa da 7ª edição do Circuito Urbano, iniciativa promovida pelo ONU-Habitat com o apoio do Ministério das Cidades. O evento acontece ao longo de todo o mês de outubro, reconhecido mundialmente como Outubro Urbano, e tem como tema central “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”.
O Iplam iniciou sua participação nessa segunda-feira (13) e seguirá com atividades nos dias 14 e 16, promovendo uma série de encontros virtuais voltados à discussão de programas de ordenamento territorial e estratégias de desenvolvimento urbano sustentável em Maceió. As ações são mediadas pela diretora executiva de Estratégia e Planejamento Territorial, Paula Rangel, e reúnem técnicos do Instituto e pesquisadores de universidades federais.
A programação começou com o painel “Reabilita Maceió: Adensamento e Reabilitação como Estratégia de Desenvolvimento Urbano Integrado”, realizado nessa segunda-feira (13), com a participação da diretora técnica do Iplam, Séfora Ferton, a Karol Corado (FAU/Ufal) e Tuanne Monteiro de Carvalho (PROURB/UFRJ).

Nesta terça-feira (14), o debate será sobre “Refloresta Maceió: Paisagem e Meio Ambiente como Estratégia de Desenvolvimento Urbano Integrado”, reunindo Dandara Melo, assessora técnica do Iplam, Regla Toujaguez (Ceca/Ufal) e Flavia Araújo (FAU/Ufal).
Encerrando a participação do Instituto, na quinta-feira (16) será promovido o painel “Reconecta Maceió: Mobilidade e Centralidade como Estratégia de Desenvolvimento Urbano Integrado”, com Maya Neves, diretora técnica do Iplam, Jessica Lima (CTEC/Ufal) e Viviane Costa (FAU/Ufal).
A 7ª edição do Circuito Urbano está estruturada em quatro eixos temáticos: ação climática e meio ambiente urbano; moradia adequada no centro do planejamento urbano; redução das desigualdades urbanas; e dados, inovação e cidades inteligentes.
Com uma programação diversa e colaborativa, o evento estimula o compartilhamento de experiências e o debate sobre soluções inovadoras para os desafios das cidades contemporâneas como as mudanças climáticas, o déficit habitacional e os impactos da desigualdade, promovendo reflexões estratégicas em prol de um desenvolvimento urbano mais sustentável, justo e inclusivo.
Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h