Imóveis com risco de desabamento no Pinheiro serão demolidos nesta sexta (20)

Redação 19/08/2021 às 17:50
Imóveis com risco de desabamento no Pinheiro serão demolidos nesta sexta (20)

Edificações apresentam problemas estruturais em decorrência do afundamento de solo que afeta a região

Nove imóveis desocupados no bairro do Pinheiro serão demolidos nesta sexta-feira (20), a partir das 8h. As demolições serão realizadas por empresa especializada contratada pela Braskem, através de Termo de Cooperação com o Município, e atende solicitação da Defesa Civil de Maceió, uma vez que um imóvel desabou na região no início deste mês e há risco para a população que transita pelo entorno.

As edificações, nove casas ao todo, estão localizadas na quadra situada entre as ruas Santo Antônio, Santo Amaro e Santa Júlia, no bairro do Pinheiro, área afetada pelo afundamento de solo provocado pela atividade de mineração – segundo relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

De acordo com técnicos da Defesa Civil, as edificações apresentam problemas estruturais em decorrência do afundamento de solo que afeta a região e risco iminente de desmoronamento, uma vez que a instabilidade de solo continua na área. No último dia 5, dois imóveis (sendo um deles com dois andares) desabaram após as fortes chuvas que caíram na capital.

Nove imóveis serão demolidos nesta sexta-feira (20). Foto: Defesa Civil de Maceió

“Os imóveis têm problemas estruturais e, após a descaracterização das unidades com a desocupação da área, a chuva potencializa o risco de desabamento. Solicitamos a demolição preventiva para evitar risco à população que transita pelo entorno”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

As edificações têm recomendação de realocação pela Defesa Civil de Maceió desde junho de 2020, quando a área foi inserida no criatividade 00 (realocação) do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.

Os moradores passaram a ser atendidos pelo Programa de Compensação Financeira da Braskem após termo de acordo firmado entre a mineradora e os órgãos de controle.

Secom Maceió