Poste apagou? Saiba como solicitar serviços na iluminação pública em Maceió de forma gratuita

Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) realizou 3.100 atendimentos somente no mês de setembro

Vinícius Rocha/Ascom Ilumina 07/10/2023 às 10:30
Poste apagou? Saiba como solicitar serviços na iluminação pública em Maceió de forma gratuita
Ilumina realizou mais de 3.100 atendimentos em setembro. Foto: Juliete Santos/Arquivo Secom Maceió

Somente em setembro deste ano, a Ilumina, autarquia responsável pela gestão da iluminação pública de Maceió, realizou mais de 3.100 atendimentos aos cidadãos em suas mais diversas solicitações. 

Entre os serviços realizados estão, por exemplo, o reparo ou troca de lâmpadas queimadas, acesas durante o dia, oscilando, reposição de cabos e manutenções em casos de vandalismo. 

O diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo, afirma que a participação da população é essencial para que a autarquia possa realizar os serviços com a maior brevidade possível. 

“Nossas equipes estão na rua fazendo as rondas e fiscalizações, mas o cidadão ajuda muito quando nos aciona através do Disque Luz e do aplicativo Ilumina Maceió. A partir do momento em que a ocorrência é aberta, a Ilumina soluciona a demanda em até 72 horas”, destaca. 

Ilumina faz reparos na rede de iluminação pública nas ruas de Maceió. Foto: Juliete Santos/Arquivo Secom Maceió
Ilumina faz reparos na rede de iluminação pública nas ruas de Maceió. Foto: Juliete Santos/Arquivo Secom Maceió

Como acionar os serviços

A Ilumina Maceió disponibiliza três canais gratuitos para que os cidadãos informem alguma ocorrência em iluminação pública. São eles: aplicativo Ilumina Maceió, Disque Luz, no número  0800 031 9055, e a Central de Serviços da Prefeitura de Maceió, no número 156

No aplicativo, por exemplo, o usuário informa o tipo de ocorrência pelo endereço completo, com ponto de referência. Pode também apontar a localização via mapa interativo ou até mesmo solicitar via número/etiqueta do poste que esteja danificado. Essa ocorrência vai direto para as equipes de manutenção, que têm 72 horas para atendê-la. 

Para serviços mais complexos, que fogem da alçada da manutenção, como implantação de iluminação pública, mudança na potência das luminárias ou substituição de iluminação em uma área maior, os cidadãos devem solicitar a abertura de um processo junto à Ilumina. 

Este pedido pode ser feito presencialmente, na nova sede da Ilumina, na Rua Coronel Pedro Lima, S/N, no Jaraguá (ao lado da Alurb), ou online, pelo e-mail atendimento@ilumina.maceio.al.gov.br. Nele, o requerente informa o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço da solicitação, ponto de referência, contato telefônico e um breve resumo do que está sendo pedido.

Ilumina realiza atendimento presencial na nova sede da autarquia, em Jaraguá. Foto: Ascom Ilumina
Ilumina realiza atendimento presencial na nova sede da autarquia, em Jaraguá. Foto: Ascom Ilumina

Outro canal de atendimento da Ilumina para fiscalizações em obras de iluminação pública é o telefone (82) 3312-5319.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.