Modernização da iluminação: Avenida Menino Marcelo recebe mais de 500 luminárias de LED

Nova iluminação tem 11 km de extensão, contemplando toda a avenida

Eberth Lins/Ascom Sima 23/04/2023 às 09:30
Modernização da iluminação: Avenida Menino Marcelo recebe mais de 500 luminárias de LED
Avenida Menino Marcelo ganha iluminação em LED. Foto: Ascom Sima

A estrutura de iluminação da Avenida Menino Marcelo, a conhecida Via Expressa, foi requalificada pela Prefeitura de Maceió e agora está toda em LED. Dentro do plano municipal para a modernização do parque de iluminação pública, com prioridade para corredores de transportes, a via recebeu 509 luminárias em LED, que têm maior potencial de luminosidade, são mais econômicas aos cofres públicos e sustentáveis para o meio ambiente.

A nova iluminação tem 11 km de extensão, contemplando toda a extensão da Avenida Menino Marcelo, do trecho que fica próximo à Churrascaria Gaúcha, no Barro Duro, até antiga rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins.

"Estamos empenhados em deixar Maceió com uma iluminação mais clara e potente, o que certamente é um atrativo para que o cidadão se permita o uso de áreas públicas ao anoitecer, como ficar conversando na porta ou sair para praticar exercícios físicos. E a determinação do prefeito JHC é de que o ponto de partida dessa requalificação da iluminação seja os corredores de transportes de toda a cidade, que são espaços obrigatoriamente utilizados por todos", explicou a superintendente de Iluminação Pública de Maceió, Camila Porciúncula.

Mais corredores 

Antes, a Avenida Fernandes Lima, o maior corredor da cidade, ganhou 374 novas luminárias e também está toda iluminada em LED. Na Avenida Gustavo Paiva, 178 luminárias foram substituídas no trecho que fica entre a Praça Bonfim, no bairro Poço, até Jacarecica. Além das luminárias, foram trocados ainda os suportes, os chamados braços dos postes. 

No último dia 20 de março, a Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima), concluiu a substituição das luminárias antigas nas Avenidas Dona Constança e Álvaro Calheiros. No total, as duas avenidas receberam 166 luminárias em LED.

As obras de modernização do parque de iluminação da cidade são custeadas com recursos da Contribuição Para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), imposto que é pago mensalmente pelos contribuintes, conforme localização e cálculo de consumo de energia elétrica.

É importante pontuar que a chegada do LED nessas avenidas representa ganhos reais na segurança e conforto da população, a exemplo de trabalhadores que precisam aguardar nas paradas de ônibus ao fim do expediente. Outro ponto a ser frisado é de que se trata de uma iluminação mais econômica, sustentável e de maior durabilidade.

Em todas essas obras, para evitar transtornos aos motoristas e usuários do transporte público, os serviços de iluminação são executados entre às 22h e 5h. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também atuam na sinalização e ordenamento das vias.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.