Maceió celebra o Dia Mundial da Iluminação com crescimento de 325% em pontos de LED

Nos últimos 5 anos, foram instalados mais de 42 mil novos pontos com esta tecnologia na capital alagoana, crescimento de 325,2% frente ao que existia em toda a história do município

Sávio Lima e Vinícius Rocha/Ascom Ilumina 21/10/2025 às 12:50
Maceió celebra o Dia Mundial da Iluminação com crescimento de 325% em pontos de LED
Maceió possui mais de 55 mil pontos em LED, cerca de 65% do parque luminoso da capital. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Em homenagem à primeira lâmpada incandescente acesa ainda no século 19 pelo americano Thomas Edison, a data de 21 de outubro tornou-se o Dia Mundial da Iluminação. Em Maceió, esta invenção tem dado um novo e moderno brilho à cidade, que se consolida entre as 12 capitais em cobertura luminosa em todo o país, de acordo com dados oficiais. 

Este processo reforça o caráter quantitativo do trabalho realizado pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) ao longo do tempo, mas a atual gestão da prefeitura de Maceió tem se notabilizado também pelo trabalho de requalificação do parque luminoso da capital. 

Em 2021, Maceió possuía apenas 13.118 pontos de LED, hoje já são mais 55 mil pontos com a tecnologia. O trabalho do município priorizou corredores de transporte, grandes avenidas, conjuntos residenciais, bairros inteiros e as grotas de Maceió, bem como parques, praças, campos e quadras esportivas, promovendo uma mudança significativa na forma como a cidade se apresenta aos moradores e também como a população a enxerga. 

Iluminação de qualidade garante mais segurança e incentiva ocupação do espaço públlico. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Iluminação de qualidade garante mais segurança e incentiva ocupação do espaço públlico. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A gestão contribuiu para números expressivos, que contribuíram para mudar o brilho da cidade. São 16 bairros, 36 grotas, 52 conjuntos habitacionais completamente modernizados.  Nos últimos 5 anos, foram instalados mais de 42 mil novos pontos de LED em Maceió. Um crescimento de 325,2% frente ao que existia em toda a história do município.  

Nas grotas de Maceió, o que antes era escuridão transformou-se em luz, dignidade e qualidade de vida para milhares de alagoanos. Com a instalação de 2.422 novos pontos de LED pelo programa Brota na Grota, a Prefeitura de Maceió avança na meta de universalizar a iluminação pública e levar mais segurança e bem-estar a todos os conglomerados urbanos da capital. A modernização também chegou aos bairros da parte alta e baixa da cidade, do Litoral Norte ao Vergel, passando por Jaraguá, Centro, Pitanguinha, Chã de Bebedouro e tantas outras regiões que hoje exibem novos contornos luminosos e uma paisagem urbana mais acolhedora.

Todo esse trabalho gera economia para o erário público. Ao mês, a Ilumina estima mais de R$ 1 milhão de reais economizados com os LEDs, que possuem maior eficiência energética e maior durabilidade, evitando manutenções recorrentes. 

O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, reforça que uma cidade iluminada traz ganhos para vários outros setores como segurança, turismo, economia, além de garantir uma maior sensação de pertencimento à população. 

“Os moradores ocupam os espaços públicos, voltam às ruas, à porta de casa. Este é um benefício social difícil de mensurar em números, mas que tem um impacto gigantesco na qualidade de vida da cidade como um todo”, destacou. 

O titular da Ilumina explica que a mudança das antigas luminárias convencionais para os modernos LED é uma política pública estimulada diariamente pelo prefeito JHC. 

“Hoje são mais de 65% da cidade com LEDs, mas a meta é chegarmos a 100%. Estamos falando de conforto e bem-estar à população, este é o objetivo da gestão, garantir que os moradores de Maceió tenham uma cidade moderna, acolhedora e boa de se viver”, definiu. 

Sustentabilidade

Todo o processo conduzido pela Ilumina busca unir eficiência energética e responsabilidade ambiental. A troca das antigas lâmpadas por tecnologia LED representa um avanço significativo, com menor consumo de energia elétrica, redução na emissão de gases de efeito estufa e economia de recursos públicos. Os resultados já são perceptíveis: o uso do LED garante até 35% de economia no consumo de energia e vida útil até cinco vezes maior que as lâmpadas convencionais, diminuindo a necessidade de manutenção e a geração de resíduos sólidos.

Praça no bairro do Canaã com iluminação em LED. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Praça no bairro do Canaã com iluminação em LED. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Além do desempenho técnico, a iniciativa também se destaca pela sustentabilidade dos equipamentos. Diferente das lâmpadas fluorescentes, que contêm mercúrio e oferecem risco de contaminação do solo e da água, as luminárias LED são livres de metais pesados e possuem alto potencial de reciclagem de componentes como vidro, alumínio e plástico. Com isso, a Ilumina consolida uma gestão alinhada aos princípios da economia circular, promovendo uma cidade mais moderna, segura e comprometida com o meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais.


ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.