Iniciativa pioneira vai formar grupos terapêuticos com servidores da Ilumina

Ação em parceria com o CAC foi divulgada durante palestra realizada na autarquia, nesta quinta-feira (9)

Vinícius Rocha/Ascom Ilumina 09/11/2023 às 14:02
Iniciativa pioneira vai formar grupos terapêuticos com servidores da Ilumina
Ilumina será a primeira a receber intervenção do CAC. Foto: Ascom Ilumina.

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) promoveu, nesta quinta-feira (9), uma palestra com profissionais do Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público Municipal de Maceió (CAC). A autarquia será o primeiro órgão do Município a receber uma intervenção do CAC para a formação de grupos terapêuticos. 

O diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo, afirmou que a iniciativa é inovadora e poderá gerar um ciclo de cuidado que irá beneficiar e valorizar os servidores da autarquia. “É importante ter essa atenção com a saúde, seja ela física ou mental. Essa ação foi pensada pelo setor de recursos humanos e todos os colegas poderão aproveitar esses momentos”, explicou.

Melo ainda incentivou que os colaboradores da pasta procurem o CAC e aproveitem a oportunidade de utilizar os serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Maceió. “As portas da Ilumina estarão sempre abertas para o pessoal do CAC vir até aqui para promover e incentivar os serviços. Eu peço aos colegas que vão até o CAC também, que utilizem, que se cuidem e tenham atenção para a importância de se cuidar”, pontuou o diretor. 

O Coordenador do CAC, Everson Pontes, destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió na valorização dos servidores através da promoção da atenção à saúde.

“Nós cuidamos de quem está cuidando de Maceió, então, dentre as especialidades temos fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educador físico, clínico-geral e até educador financeiro. Nosso foco é melhorar a vida do servidor público municipal dentro do trabalho e consequentemente isso impacta na vida dele dentro de casa, na conversa com o filho, esposa. Nós atendemos, acolhemos e cuidamos do servidor público”, sintetiza o gestor. 

Gestores do CAC e da Ilumina reuniram-se no auditório da autarquia. Foto: Ascom Ilumina
Gestores do CAC e da Ilumina reuniram-se no auditório da autarquia. Foto: Ascom Ilumina

Grupos terapêuticos

Em uma iniciativa pioneira, a Ilumina, em conjunto com o CAC, será o primeiro órgão da gestão municipal a trabalhar grupos terapêuticos coletivos dentro do próprio ambiente profissional. 

“Nós do setor de Recursos Humanos percebemos uma oportunidade para promover essa iniciativa e buscamos o CAC para desenvolver essa atividade. Acredito que vai gerar um ciclo de cuidado com a saúde mental, dar vazão às questões pessoais e de trabalho e garantir  bem-estar para todos da Ilumina”, explica a gerente de recursos humanos da autarquia, Valderez Cabral. 

Tayane Oliveira, psicóloga que atende pelo CAC, ministrou uma palestra durante  a ação na Ilumina. Ela acredita que a formação desses grupos vai ajudar a quebrar preconceitos e tabus quanto à saúde mental e contribuir com o desenvolvimento da saúde dos servidores municipais. 

“Estamos passando nas secretarias divulgando o CAC, a Ilumina foi a primeira pasta que nos procurou para realizar essa intervenção e junto do nosso trabalho isso será feito, coletivamente, para a prevenção, para minimizar adoecimentos e quebrar paradigmas, principalmente na Ilumina que tem uma predominância do gênero masculino no cotidiano de trabalho”, ressaltou.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.