Iluminação na faixa de areia incentiva atividades noturnas nas praias da capital

Autarquia Municipal de Iluminação Pública substituiu mais de 500 projetores por novos equipamentos

Vinícius Rocha/Ascom Ilumina 16/03/2024 às 11:00
Iluminação na faixa de areia incentiva atividades noturnas nas praias da capital
Praia de Pajuçara vira "maracanãzinho", para jovens do Vale do Reginaldo. Foto: Célio Júnior

A natureza paradisíaca da Orla de Maceió agora pode ser apreciada com uma clareza nunca antes vista, desde que a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) substituiu mais de 500 projetores de LED em direção à faixa de areia da orla, entre Jacarecica e Pajuçara.

Mas não só a apreciação das belezas naturais de Maceió foi incentivada com a nova iluminação, a prática de atividades noturnas na beira-mar da capital alagoana também foi facilitada com a ação da Ilumina

Refletores em LED iluminam mar de Ponta Verde. Foto: Célio Júnior/Ascom Ilumina
Refletores em LED iluminam mar de Ponta Verde. Foto: Célio Júnior/Ascom Ilumina

Nascido e criado em Maceió, seu Jonas Ferreira, de 74 anos, é pescador há pelo menos 50, e caminha três vezes por semana na região da praia para realizar a atividade. Ele contou que deixou de utilizar a lanterna de cabeça, utilizada para iluminar a beira da praia onde joga a rede de arrasto, desde que os projetores foram instalados. 

“Nós chegamos às 17h, no fim do dia. A iluminação está jóia, de lá da Ponta Verde até aqui [Pajuçara] tá uma beleza, a gente nem liga mais a lanterna porque não tem mais precisão. Agora é só pegar o peixe e levar pra casa”, brinca o pescador. 

Jonas estava acompanhado do colega, Cláudio do Santos, que mostrava orgulhoso um exemplar de Salema que tinha acabado de ser retirado das águas. Os pescados são vendidos no mercado e auxiliando na renda familiar da dupla.

Pescadores pararam de usar lanterna de cabeça após chegada de iluminação em LED. Foto: Célio Júnior/Ascom Ilumina
Pescadores pararam de usar lanterna de cabeça após chegada de iluminação em LED. Foto: Célio Júnior/Ascom Ilumina

Os dois moram no Jacintinho e disseram que a iluminação também traz segurança enquanto caminham na faixa de areia. “A gente vem andando a praia toda, a caminhada é um exercício bom, então a gente se sente mais seguro”, garantiu Cláudio. 

Aproveitando o brilho e alcance luminoso dos novos projetores, uma turma de pelo menos 20 jovens, a maioria do Vale do Reginaldo, jogava futebol nas areias da praia de Pajuçara. 

“Nós jogamos futebol aqui há mais de 10 anos e sempre em prol do esporte. Essa nova iluminação ficou muito boa e a gente agradece, né, pela iluminação. Já são 10 anos praticando esporte e se afastando de coisas erradas, aqui é o maracanãzinho da galera”, diz José Augusto, que trabalha com aluguel de brinquedos e é um dos organizadores do racha noturno. 

O grupo “Sextando com o João” reúne-se duas vezes por semana entre as praias de Jatiúca e Ponta desde 2018 para a prática de atividades físicas, sendo a principal delas a corrida. 

A turma do "Sextando com o João" pratica corrida desde 2018 e elogiou melhoria nas luzes. Foto: Célio Júnior
A turma do "Sextando com o João" pratica corrida desde 2018 e elogiou melhoria nas luzes. Foto: Célio Júnior

A professora de geografia Juliana Pereira também elogiou a melhoria na iluminação da Orla. Para ela, a maior visibilidade tem efeitos na prática, evitando acidentes e facilitando a corrida de todo o grupo. “Deixou a área mais visível, podemos ver as imparcialidades no solo e no relevo. Quando estava mais escuro a gente não via se tinha buraco, se tinha algo no piso, mas com a iluminação com os LEDs nós temos uma visão mais panorâmica para os treinos”.

No total, a Ilumina substituiu 530 refletores, desgastados pela ação do tempo e da maresia. Com potência de 300w, o material tem maior alcance de iluminação, e garante que os pontos turísticos de Maceió estejam mais seguros para quem percorre a orla durante a noite. 

Os benefícios da substituição dos equipamentos não são só para o lazer ou esporte, mas também econômicos.  Pelo menos é o que garante a tapioqueira Vanessa Vieira, que trabalha na tapioca Beira Mar há cinco meses. 

Ela acredita que a troca das antigas luminárias amarelas pelas luzes de LED tem atraído mais clientes para o comércio e valorizado o local que abriga outros estabelecimentos comerciais. “Os clientes podem ver que existem as barracas de tapioca e essa área verde. Traz clientes pra todo mundo e o pessoal que vem pra orla acaba passeando por mais tempo, o local todo fica valorizado, e para nós que largamos próximo às 23h, é mais seguro para a gente largar e poder ir pra casa”.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.