Ilumina realizou 660 atendimentos na rede de iluminação pública na 1ª semana de abril
Ao todo, 10 equipes da Autarquia percorrem as ruas de Maceió, todos os dias, para garantir pleno funcionamento da rede
Todos os dias, ao menos 10 equipes da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) percorrem as ruas de Maceió, das 7h e às 2h da manhã, realizando atendimentos em manutenção para o funcionamento pleno da rede de iluminação pública da cidade.
Somente na primeira de abril, foram atendidas 660 ocorrências em toda a capital alagoana. Os atendimentos compreendem serviços como a troca de luminárias apagadas, oscilando, religamento da rede, reparos em postes e consertos nos equipamentos que compõem os sistemas de iluminação pública, como cabos, reatores e drives.
Benedito Bentes, Cidade Universitária e Jatiúca foram os bairros que mais receberam chamados da Ilumina, com 50, 45 e 39 atendimentos respectivamente. No mês passado, em março, a Ilumina realizou 3.871 atendimentos de manutenção em toda a Maceió. Uma média superior a 124 atendimentos por dia.
Entre as ocorrências, 441 foram acionadas a partir do app Ilumina Maceió, outras 186 através do call center (que compreende os números do Disque Luz e da Central de Serviços da Prefeitura de Maceió) e 192 através das próprias rondas das equipes de manutenção.
A diretora-presidente da Ilumina, Camila Porciúncula, explica que os atendimentos e ocorrências são atendidos pelas equipes de manutenção, mas que outras equipes de profissionais são direcionadas para atuar exclusivamente na modernização da rede de iluminação pública da capital.
“É um trabalho planejado por área, dividido com o corpo técnico, e que garante a cobertura de toda a cidade de Maceió, seja para a manutenção do equipamento ou para a modernização dos mesmos”, detalha Camila.
“Nosso trabalho de ronda é intensificado no período noturno, mas todos os dias as equipes trabalham também pela manhã, em locais de difícil acesso, como as grotas, por exemplo, ou em áreas de maior periculosidade, visando garantir o bem-estar dos colaboradores, mas também a eficiência da atuação da Ilumina”, completa Camila.
Acione a Ilumina
A Ilumina Maceió disponibiliza três canais gratuitos para que os cidadãos informem alguma ocorrência em iluminação pública. São eles: aplicativo Ilumina Maceió, Disque Luz, no número 0800 031 9055, e a Central de Serviços da Prefeitura de Maceió, no número 156.
No aplicativo, por exemplo, o usuário informa o tipo de ocorrência pelo endereço completo, com ponto de referência. Pode também apontar a localização, via mapa interativo, ou até mesmo solicitar via número/etiqueta do poste que esteja danificado. Essa ocorrência vai direto para as equipes de manutenção, que têm 72 horas para atendê-la.
Para serviços mais complexos, que fogem da alçada da manutenção, como implantação de iluminação pública, mudança na potência das luminárias ou substituição de iluminação em uma área maior, os cidadãos devem solicitar a abertura de um processo junto à Ilumina.
Este pedido pode ser feito presencialmente, na nova sede da Ilumina, na Rua Coronel Pedro Lima, S/N, no Jaraguá (ao lado da Alurb), ou online, pelo e-mail a[email protected]. Nele, o requerente informa o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço da solicitação, ponto de referência, contato telefônico e um breve resumo do que está sendo pedido.
Outro canal de atendimento da Ilumina para fiscalizações em obras de iluminação pública é o telefone (82) 3312-5319.
Autarquia Municipal de Iluminação Pública
Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz 0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.