Ilumina flagra iluminação clandestina durante obras no Litoral Norte

Equipes técnicas chegaram a ser ameaçadas por homens que supostamente seriam donos dos equipamentos; iluminação irregular gera prejuízo e riscos à população

Ascom Ilumina 01/09/2023 às 11:22
Ilumina flagra iluminação clandestina durante obras no Litoral Norte
Total de 53 projetores irregulares foram encontrados durante as obras da Ilumina na grota do Facão, em Ipioca. Foto: Ascom Ilumina

Durante a instalação de 260 novas luminárias de LED na grota do Facão, em Ipioca, pelo programa Brota na Grota, da Prefeitura de Maceió, técnicos da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) flagraram diversos refletores clandestinos instalados irregularmente na localidade.

A fiscalização da Ilumina encontrou 53 projetores irregulares durante as obras na comunidade. As equipes fazem o desligamento dos equipamentos que estão instalados junto à rede de iluminação pública, em tempo que realiza a colocação das luminárias em LED, de forma regular e segura, seguindo a programação previamente estabelecida conforme planejamento, mapeamento e estudos feito pelo órgão.

A Ilumina reforça que somente o órgão é autorizado pelas autoridades competentes a trabalhar com iluminação pública em Maceió. Equipes técnicas que faziam os trabalhos de melhorias na rede da Grota do Facão chegaram a ser ameaçadas por homens que supostamente seriam donos dos equipamentos clandestinos.

Esses refletores irregulares geram prejuízos e riscos para a população, uma vez que seu funcionamento aumenta o valor da conta de energia elétrica ao erário público e, por terem sido instalados por pessoas não autorizadas, não há garantia de segurança, podendo acarretar choques elétricos e outros danos aos moradores da grota.

O furto de energia elétrica para abastecer equipamentos clandestinos também configura crime, de acordo com o Artigo 155 do Código Penal e pode acarretar em uma pena de até quatro anos de reclusão para quem for flagrado cometendo o delito.

Refletores irregulares geram prejuízos e riscos para a população. Foto: Ascom Ilumina
Refletores irregulares geram prejuízos e riscos para a população. Foto: Ascom Ilumina

O diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo, explica que, em casos como esse, tão logo os pontos clandestinos são identificados e desligados, a autarquia atua para realizar a instalação de uma nova luminária de forma regular e segura e que não haja prejuízo para a população.

“Nós seguimos um cronograma de instalação dos LEDs e substituição das luminárias antigas e em mais de 50 postes foram encontrados refletores clandestinos, ligados irregularmente, o que configura crime. Nesses locais, em que há a conexão com a rede, nós desligamos e fazemos a instalação do LED, seguro, regular e legal, sem que haja nenhum prejuízo para a população”, explica Gutenberg.

O diretor-presidente da Ilumina informou ainda que notificou a Equatorial Alagoas para que a empresa esteja ciente de que há equipamentos ligados e consumindo energia elétrica, a partir da rede da companhia.

Somente na grota do Facão, apesar do flagrante de irregularidade e das ameaças à equipe técnica, a Ilumina instalou 260 novas luminárias na comunidade.

A Ilumina seguirá o planejamento de trabalho da pasta dentro do Brota na Grota, cujo objetivo é levar 100% LED a todas as comunidades da capital alagoana.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.