Com tecnologia e sustentabilidade, Maceió se torna uma cidade mais iluminada

Equipes da Sima atuam diariamente para assegurar iluminação de qualidade e econômica em diversos pontos e bairros da capital alagoana

Maria Luiza Dantas / Ascom Sima 24/12/2021 às 10:00

Ao longo do ano de 2021, a Prefeitura de Maceió trabalhou, de forma de forma intensa e eficiente nos serviços prestados pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), que tem como competência planejar, coordenar, controlar e fiscalizar os serviços de melhoramento, manutenção e expansão do sistema de energia e iluminação pública.

Responsável pela manutenção adequada e econômica do sistema de praças, avenidas, ruas e logradouros da cidade, a Sima tem realizado diversas melhorias na iluminação da capital. Foram realizadas revitalizações, mutirões de manutenção, obras e implantação de luminárias com a tecnologia em LED

As equipes de trabalho estão diariamente nas ruas da capital alagoana, realizando as manutenções das luminárias, tanto para serviços nas lâmpadas convencionais de vapor de sódio, quanto nas que possuem tecnologia em LED. Os agentes seguem, diariamente, um cronograma para garantir iluminação de qualidade a todos os maceioenses.

Mutirão de iluminação/ Foto : Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Mutirão de iluminação/ Foto : Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Ao longo deste ano foram atendidas mais de 34 mil solicitações de manutenção que chegaram através dos canais de atendimento, Disque Luz,  APP Ilumina Maceió e também através das redes sociais.

Para o diretor técnico da Sima, Aleksander Rocha, esse número é muito satisfatório. "Os resultados são muito bons e estamos trabalhando de maneira intensificada para trazer a melhoria necessária e eficiente para os maceioenses”, pontuou. 

Quem já passou pela experiência foi Amanda Patrícia, que fez a abertura da solicitação de manutenção para o bairro do Petrópolis, usando o Aplicativo Ilumina Maceió. “Fiz a abertura da demanda, solicitei a manutenção de um poste que estava apagado na rua da minha mãe. O ambiente já estava escuro há um tempo e não pensei duas vezes para abrir a solicitação e entrei em contato com o serviço da Sima para resolver o problema”, afirmou. 

No dia seguinte, a equipe esteve no local e fez a manutenção da luminária do poste que estava com defeito. "No outro dia a equipe estava lá, o serviço foi muito rápido e eficiente”, pontuou. 

Mutirão de Iluminação - O Mutirão de Iluminação também fez parte da gestão e durante o tempo que estava em vigência trouxe resultados positivos. O mutirão foi idealizado com o intuito de otimizar o serviço de manutenção nos bairros. Após estudos técnicos para analisar as necessidades nos bairros, as equipes realizavam, em uma noite, a manutenção de vários postes. No total, foram atendidos 16 bairros da capital, totalizando mais de 726 reparos realizados em luminárias com defeito.

Substituição por LED - Durante esse tempo de trabalho, uma das prioridades sempre foi levar uma iluminação de qualidade às comunidades com registros de vulnerabilidade social em Maceió.

Dessa forma, foi realizada a substituição das luminárias convencionais de vapor de sódio por LED em 20 grotas de Maceió, garantindo mais dignidade, bem estar e segurança para a população. Ao todo, foram instaladas, apenas nas grotas, 1.921 luminárias de LED. Entre as comunidades beneficiadas estão Grota do Andraújo, Grota do Paredão, Grota do Ari, Grota da Princesa, Grota da Iraci, Grota Santa Helena, Grota da Cycosa, Grota da Ipanema e  a Grota do Vale do Reginaldo.

Demais Pontos 

As avenidas, ruas, logradouros, praças e demais pontos também foram contemplados. São eles: Rua Desembargador Hélio Cabral, no Feitosa; Avenida Governador Lamenha Filho, também no Feitosa; Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca; Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde; Conjunto Virgem dos Pobres, no Trapiche; Vila dos Pescadores, no Trapiche; Ladeira da Chã da Jaqueira; Loteamento Caribe 3, no Santos Dumont; Ladeira Geraldo Melo, no Farol; e Avenida Assis Chateaubriand.

No total, em 2021, as grotas e demais pontos beneficiados com a nova política de iluminação da Prefeitura de Maceió ultrapassa 3.500 luminárias de LED instaladas pela cidade.

Mais Ações

Como forma de dar visibilidade e apoio às causas, a Sima iluminou a Associação Comercial de Maceió nas cores referentes aos meses das campanhas em alusão ao Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho. A ação tem como intuito alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças.

Natal de todos nós

A decoração natalina também fez parte das ações. O Natal de Todos Nós chegou repleto de muita cor, alegria e muita luz. O Centro; os Mirantes do Jacintinho e de Ipioca; a Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes; o Papódromo, no Vergel do Lago; a Praça São Sebastião, no Pontal da Barra; a Praça Centenário, no bairro do Farol; e as duas entradas da cidade, nas regiões norte e sul, integram a iniciativa.

Na orla marítima, cerca de 700 coqueiros foram iluminados, além de 640 figuras natalinas nos postes, um Papai Noel de quatro metros de altura, figuras de pelúcias espalhadas pela orla, painel iluminado, figuras de anjos e estrelas e, por fim, um túnel no estacionamento do Alagoinhas de 12 metros de largura e 45 de extensão totalmente iluminado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública.

Fotos: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Fotos: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Para o Superintendente da Sima, João Folha, este Natal traz mais expectativa, pois será o primeiro neste período de cuidados por conta dapandemia da Covid-19.

“Trazer um Natal iluminado para nossa cidade, e ainda mais de forma tão ampla, expandido para outros bairros da nossa capital, mostra que essa festa é de todos e para todos. Passamos por momentos muito difíceis na pandemia, onde o isolamento social nos impediu de vivenciarmos a beleza dessa época, mas, agora teremos uma linda festa, com todos os maceioenses”, afirmou.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.