Brota na Grota: população tem vida melhorada com luz de qualidade

No total, 102 comunidades de Maceió, inseridas no programa Brota na Grota, vão receber iluminação em LED

Eberth Lins/Ascom Ilumina 13/05/2023 às 12:00
Brota na Grota: população tem vida melhorada com luz de qualidade
Grota da Cerâmica é uma das comunidades beneficiadas pela iniciativa. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Nesta semana, o prefeito de Maceió, JHC, anunciou que as comunidades que receberem os serviços da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), por meio do programa Brota na Grota, o maior em inovação e inclusão social do Brasil, vão ter iluminação em LED em 100% das áreas de convívio. O anúncio foi feito na comunidade Alto do Boi, em Ipioca, que também será beneficiada com a iniciativa.

O Brota na Grota, da Prefeitura de Maceió, já transformou de forma quase que imediata a rotina de comunidades da capital por meio da iluminação. Somente neste ano, 12 comunidades tiveram a estruturação de iluminação melhorada, recebendo novos postes e luminárias e que agora contam com iluminação em LED, no mesmo padrão de outras áreas da cidade, a exemplo da orla marítima.

No total, 102 comunidades de Maceió, inseridas no Brota na Grota, vão receber iluminação em LED.  "Temos a perspectiva de beneficiar 102 grotas em Maceió com a iluminação de LED. Antes, a gente via iluminação nas vias principais, nos bairros nobres e hoje mudamos essa realidade. A gente vai colocar iluminação de qualidade para atender a todos vocês. Quando a gente traz iluminação, a gente traz qualidade de vida e faz com que tenhamos segurança, sobretudo para as mulheres”, disse JHC enquanto assinava ordem de serviço para levar iluminação em LED à comunidade Alto do Boi, na quinta-feira (11).

Até o início deste mês de maio, foram contempladas as grota do Pau D'Arco, no Feitosa; Santo Amaro, no bairro de mesmo nome; Amizade e Samambaia, no Barro Duro; Carimbão, no Benedito Bentes; Ary, Goiabeira e Piabas, no Jacintinho; Bom Jesus ou Caveira, no Benedito Bentes; Grota do Rafael, em Cruz das Almas; Nascença ou Cerâmica e Coca Cola, no Tabuleiro do Martins.

Nilton Heleno, o Chapolin, é morador da Grota da Caveira e comentou a mudança na comunidade. "Essa escadaria aqui já teve muita gente caindo, se machucando porque não tinha nenhum tipo de luz. Era tão escuro que ninguém tinha gosto de ficar na porta. Para muitos é pouco, mas eu moro aqui desde quando tinha 10 anos, sei da diferença enorme que essa iluminação faz nas nossas vidas. Agora estão enxergando as pessoas das grotas, é o começo das mudanças que sempre nos prometeram”, disse com orgulho.

Na Grota Bom Jesus, os moradores receberam iluminação nas escadarias depois de mais de 20 anos. "Tem sido maravilhoso levar esses serviços e constatar na prática a mudança que esse trabalho representa na vida da população. Os ganhos são reais, temos visto e recebido vários feedbacks dos moradores que comentam da melhoria no convívio social, na mobilidade. Muita coisa passa pela iluminação pública de qualidade. Temos casos de grotas em que o socorro médico do Samu e motoristas de aplicativo não chegavam ou tinham muita dificuldade por conta da escuridão, mas agora isso ficou para trás", detalhou a diretora da Ilumina, Camila Porciúncula.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.