Brota na Grota: comunidades no Antares e Feitosa recebem iluminação em LED

Obras garantem um sistema de iluminação mais moderno e eficiente, levando segurança para as áreas mais vulneráveis de Maceió

Natália Brasileiro (estagiária)/Ascom Ilumina 19/10/2023 às 15:20
Brota na Grota: comunidades no Antares e Feitosa recebem iluminação em LED
Grotas do Vale da Esperança, Novo Jardim e Bariloche serão beneficiadas em 100% da extensão. Foto: Ascom Ilumina

Por meio do programa Brota na Grota, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) iniciou, nesta quinta-feira (19), obras de instalação de luminárias de LED em três grotas da capital: Vale da Esperança, no bairro do Antares, e Novo Jardim e Bariloche, no Feitosa. As obras tiveram início nesta quarta-feira (18).

Todas as localidades serão beneficiadas pelo trabalho em 100% da extensão. O objetivo é implementar nos locais de vulnerabilidade social o sistema de iluminação pública com uma tecnologia moderna e eficiente, garantindo mais segurança e conforto para os moradores da região.

A grota Vale da Esperança receberá um dos principais investimentos da Ilumina no programa, com instalação de mais de 50 postes de iluminação pública. Devido ao terreno de geografia acidentada da localidade, esse trabalho de escavação, transporte e instalação dos postes é feito manualmente pelos técnicos da autarquia, o que aumenta o tempo das obras.

A grota do Bariloche vai receber, ao todo, 32 luminárias de LED com potência de 70W, uma luminária de LED com potência de 40W e 5 luminárias de LED com potência de 120W, equipamentos que, além de possuir maior potencial de alcance luminoso, são também mais duradouros e econômicos.

De acordo com Gutenberg Melo, diretor-presidente da Ilumina, o Brota na Grota vem cumprindo um papel muito importante na sociedade por garantir inclusão e bem-estar para os moradores das áreas mais vulneráveis da capital.

“A iluminação mais eficiente em LED, por exemplo, facilita para que toda a população das grotas, incluindo idosos, crianças e pessoas com deficiência, acesse as áreas comuns, como campos, parques e quadras. Essa ação que permite que você enxergue melhor a sua rua, beco e travessa estimula a ocupação dos espaços públicos e o convívio social. As pessoas voltam à porta de suas casas, sentem-se seguras, locomovem-se com mais facilidade. Esse é um ganho inestimável”, acrescenta Melo.

ILUMINA

Autarquia Municipal de Iluminação Pública

Rua Coronel Pedro Lima, S/N, Jaraguá
CEP: 57022-220
Telefone: 3312-5319
Disque Luz
0800 031 9055
Aplicativo Ilumina Maceió
A Superintendência também pode ser acionada pelo número 156, no canal de atendimento unificado da Prefeitura de Maceió.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.