Vice-prefeito e titular da Seminfra destaca importância dos jardins filtrantes para o Renasce Salgadinho
Sistema de tratamento inicial de efluentes possui quatro equipamentos de 12 metros de comprimento, cada, além de uma lagoa que integra a estrutura
Purificar a água e eliminar odores estão entre as funções dos jardins filtrantes e uma lagoa que fazem parte do programa Renasce Salgadinho, da Prefeitura de Maceió. O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Rodrigo Cunha, vistoriou as obras do riacho e falou sobre a importante tecnologia implantada no local.
“Essas plantas literalmente trabalham porque elas são responsáveis em limpar a água suja que chega aqui no riacho e também podem diminuir ou até eliminar, algumas vezes, os odores. São plantas que não estão aqui por acaso, são importantes na transformação que estamos realizando com o Renasce Salgadinho”, declarou Cunha.
Sistema sustentável
O sistema de tratamento inicial do esgoto que chega no Riacho do Reginaldo usa tecnologias sustentáveis e de baixo custo, com a implantação de quatro jardins filtrantes, cada um com 12 metros de comprimento e três metros de largura, além de uma lagoa que também faz parte da estrutura.
O município de Maceió investiu mais de R$100 milhões no Renasce Salgadinho, que atua em diversas frentes de serviço, construiu cinco estações elevatórias de esgoto e está finalizando a canalização do riacho.
A iniciativa proporciona a revitalização ambiental e urbana nas imediações do Salgadinho e visa despoluir a água, melhorar a drenagem e requalificar as áreas no entorno do projeto, no bairro do Poço. Além disso, o local vai contar com áreas de lazer para pessoas de todas as idades.
Gabinete Vice-Prefeito
Rua Barão de Jaraguá, nº 195, 1º andar.
CEP 57025-690 // Telefone: (82) 3312-5870