Com especialistas, Prefeitura debate história portuária, marítima e lagunar

Encontro também debateu a utilização de QR Codes espalhados por pontos históricos da cidade

Isabella Vieira/ Secom Maceió 27/02/2025 às 10:00
Com especialistas, Prefeitura debate história portuária, marítima e lagunar
Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Na quarta-feira (26), a Prefeitura de Maceió realizou um evento para debater o resgate da história portuária, marítima e lagunar da capital. O encontro contou técnicos das secretarias municipais de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedeciti), de Infarestrutura (Seminfra), de Turismo (Semtur), de Cultura (Semce); além do Instituto de Planejamento (Iplan) e da Fundação de Ação Cultural (Fmac).

Durante o evento, houve uma palestra com as arquitetas Josemary Ferrare e Cyntia Fortes; a ação foi idealizada pelo vice-prefeito de Maceió e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha.

As palestrantes falaram sobre como a interação entre o mar, o Porto e as lagoas, ao redor de Maceió, moldaram a paisagem e a identidade local. A palestra refletiu sobre a evolução histórica da cidade. Elas também enfatizaram a relevância de proteger bairros históricos, como o Pontal da Barra, que foi tombado em 1988. Esses espaços são fundamentais não apenas para a identidade cultural da cidade, mas também como elementos que conectam as gerações passadas com o presente.

Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Josi Mendes, subsecretária de Turismo, falou sobre o evento. “O conhecimento do passado da cidade é essencial para a elaboração de ações mais conscientes, que atendam às necessidades de modernização e desenvolvimento, mas sem perder de vista a preservação da nossa história e cultura”. Segundo ela, a criação de um ambiente que une turismo e educação patrimonial é um passo importante para o futuro da cidade.

“A cidade de Maceió tem um potencial histórico e cultural imenso, e é essencial que o poder público e os técnicos envolvidos nas intervenções urbanísticas compreendam e integrem esse patrimônio. Com a disseminação desse conhecimento, podemos atuar de forma mais assertiva, promovendo um desenvolvimento sustentável e respeitoso com nossa história”, afirmou Josi Mendes.

Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

O encontro não só ofereceu uma compreensão mais profunda do contexto histórico e cultural de Maceió, mas também fortaleceu a conscientização sobre a importância de preservar o patrimônio da cidade. Para os participantes, essa reflexão é um passo importante para o planejamento de um futuro urbano que respeite as raízes da cidade e suas memórias.

Também foi debatida a utilização de QR Codes espalhados por pontos históricos da cidade, proporcionando aos cidadãos e turistas uma experiência interativa de imersão no rico patrimônio histórico e cultural de Maceió.

GVP

Gabinete Vice-Prefeito

Rua Barão de Jaraguá, nº 195, 1º andar.
CEP 57025-690 // Telefone: (82) 3312-5870