Quase 50% das pessoas atendidas no Ônibus da Vacina tomaram 1ª ou 2ª doses

Mais de 1.680 maceioenses foram vacinados na primeira semana da ação em Maceió

Deborah Freire/Secom Maceió 12/02/2022 às 14:00
Quase 50% das pessoas atendidas no Ônibus da Vacina tomaram 1ª ou 2ª doses
Moradores da periferia foram os principais beneficiados pelo Ônibus da Vacina. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

O Ônibus da Vacina atendeu 1.680 pessoas nos quatro primeiros dias de atividade, após voltar para Maceió e reforçar a imunização da população contra o Coronavírus. Desse total de atendidos, 45% foram ao local para tomar a primeira ou a segunda dose do imunizante, ou seja, 758 pessoas.

Os números revelam uma realidade enfrentada pelos moradores da periferia da Capital, que têm dificuldade para se deslocar até um ponto de vacinação. Maceió conta hoje com 36 pontos, entre unidades de saúde e espaços montados em praças e shopping. Mas para muitos, os obstáculos são incontáveis.

Quando solicitou à Cruz Vermelha o retorno do “Busão”, o Município tinha como objetivo facilitar o acesso de todos à vacina contra a Covid-19, pensando em pessoas como a dona Givalda Izaura de Farias, que tem uma perna amputada e precisa de uma cadeira de rodas para se locomover.

Givalda Izaura foi levada pela nora, Rubenita, para tomar a segunda dose. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió
Givalda Izaura foi levada pela nora, Rubenita, para tomar a segunda dose. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

Quem levou Givalda à rotatória do Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, onde estava o Ônibus na terça-feira (8), foi a nora dela, Rubenita Inácio da Silva. Ambas foram tomar a segunda dose de imunização.

“Não tomei antes porque não tinha um ponto mais próximo, era muito longe, tem a dificuldade de transporte, de dinheiro, de tudo. O Ônibus traz uma comodidade pra gente”, afirmou a idosa, que torce para que o equipamento volte ao local no período da dose de reforço.

Nos bairros que visitou ao longo da semana, todos na periferia, moradores relataram a facilidade que o veículo proporciona para quem ainda não conseguiu completar a imunização contra a covid-19.

Dulcilene Omena, enfermeira supervisora da equipe, que atuou nos 45 dias em que o equipamento esteve em Maceió, no ano passado, conhece de perto a realidade de quem é atendido no Ônibus da Vacina.

“Muitos não têm condições, não têm dinheiro para ir ao ponto de vacina. Com essa segunda vinda, a Prefeitura está fazendo o papel dela, de facilitar a vida das pessoas. E nós, como profissionais de saúde, só temos a agradecer, porque é gratificante para a gente dar oportunidade às pessoas de tomar a vacina pertinho de casa”, comemora.

A conselheira e gestora de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira, Conceição Albuquerque, lembra que o veículo vai percorrer todos os bairros de Maceió, dessa vez com mais tempo. Ela convida à população para se vacinar.

“Estamos vendo que, com a vacinação, os casos graves e internamentos hospitalares estão diminuindo bastante. Muita gente não tem vindo se vacinar, e um apelo que a gente faz, é que toda a população se vacine para que melhorem esses índices. O objetivo da Cruz Vermelha e da Prefeitura é facilitar a vida das pessoas”, reforça.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860