Prefeitura promove desenvolvimento e bem-estar de crianças maceioenses
Investimentos da gestão municipal transformam para melhor realidade de milhares de pequenos

A Prefeitura de Maceió, sob a gestão do prefeito JHC, tem promovido um conjunto de ações contínuas, durante todo o ano, voltadas para o desenvolvimento integral das crianças da capital alagoana.
Da educação à saúde, passando pelo lazer, pela segurança alimentar e pela proteção social. Os investimentos feitos nos últimos anos transformaram a realidade da infância maceioense, levando dignidade e oportunidades para milhares de famílias que, antes, viviam em situação de vulnerabilidade social.
Um dos maiores marcos dessa transformação é o programa Gigantinhos, que atende crianças de 0 a 6 anos com Educação em Tempo Integral e seis refeições diárias. São mais de 10 mil crianças beneficiadas pela Secretaria Municipal de Educação.
O programa se tornou o maior da história de Maceió. Reconhecido nacionalmente, o Gigantinhos vem sendo visitado por gestores de outros estados interessados em replicar o modelo.
Desde o início da gestão JHC, 13 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) foram entregues, seis próprios e sete da rede parceira, e 25 novas creches estão em construção, ampliando a oferta de vagas para cerca de 16 mil novas crianças até 2026.
A Educação em Tempo Integral também se expandiu. Em 2021, apenas uma escola oferecia a modalidade. Hoje, são 31 unidades e 37 creches com jornada ampliada, beneficiando mais de 11 mil estudantes. Além disso, o fardamento escolar gratuito foi entregue a todos os alunos da rede pública, promovendo igualdade e dignidade.
Entre as inovações mais recentes está o primeiro Parque Biblioteca de Maceió, inaugurado em julho deste ano, no Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes. O espaço recebeu investimento de R$ 7 milhões e atende mais de mil alunos da rede pública municipal de ensino, oferecendo atividades de robótica, música, teatro, libras, skate, futebol e ensino bilíngue em português e inglês.
Na saúde, a Prefeitura implantou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira maternidade pública municipal, no Hospital da Cidade, que conta com 41 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal, e já realizou mais de 240 atendimentos e 154 partos.
O município também distribui a Caderneta de Saúde da Criança, realiza o teste do pezinho em todas as unidades, incentiva o aleitamento materno e acompanha o crescimento infantil por meio da puericultura.
A gestão está prestes a transformar a rede de atenção à saúde, por meio de uma iniciativa inédita, com a implantação da Casa do Autista que está em obras, e vai oferecer atendimento especializado para crianças e jovens de 2 a 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Localizado ao lado do Hospital da Cidade, no bairro da Gruta de Lourdes, o novo equipamento público será um espaço de acolhimento, orientação e tratamento, com acompanhamento médico e multiprofissional.
O projeto prevê atendimentos individualizados e adaptados às necessidades de cada criança, abrangendo diferentes níveis de suporte (de um a três). Além dos serviços direcionados aos pacientes, os responsáveis também serão acolhidos, com orientação psicológica e capacitação, fortalecendo o cuidado integral.
A metodologia de trabalho será interdisciplinar e baseada em evidências científicas, garantindo acompanhamento contínuo e a elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), que asseguram um tratamento humanizado e eficaz para cada caso.
O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança monitora ações em 66 Unidades de Saúde, com foco na educação permanente de profissionais e no cuidado integral do público infantil. Além disso, a prefeitura mantém o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, que beneficia crianças de 6 a 59 meses para prevenir a deficiência nutricional.
Na área social, o destaque é o Programa Primeira Infância Cidadã (PPIC), que realizou mais de 334 mil visitas domiciliares desde 2019 e acompanha 1.400 famílias com crianças de até seis anos. Complementando essa política, o Programa Leite é Massa distribuiu mais de 270 mil pacotes de leite em pó, fortalecendo a segurança alimentar de crianças de 1 a 3 anos.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, também mantém a Unidade de Acolhimento Rubens Colaço, que recebe crianças de 0 a 6 anos vítimas de violência ou abandono.
O espaço, com capacidade para 20 crianças, garante atendimento humanizado e trabalha pelo retorno seguro ao convívio familiar. Outras unidades, como a Luzinete Soares de Almeida, Acolher e a Casa Lar, completam a rede de acolhimento infantil.
Crianças com Transtorno do Espectro Autista contam com a Carteirinha do Autista, que assegura atendimento prioritário em espaços públicos e privados. Foram emitidas mais de 1.700 carteirinhas, e o serviço está disponível nas Unidades Descentralizadas de Assistência Social (UDAS) do Centro e da Serraria.
O fortalecimento de vínculos e a convivência comunitária também são prioridades. A capital alagoana possui 16 núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que oferecem atividades culturais, esportivas e de lazer para crianças e adolescentes.
A revitalização de espaços públicos em toda a capital alagoana, como o Parque do Centenário, o Parque Esportivo do Benedito Bentes, Praça Deputado Liberato Mitchell, conhecida como Praça do COC, Praça Recife, no Poço e a Praça Santa Ana na Serraria, além da construção de 60 Areninhas que reforçam o compromisso da gestão em garantir lazer e convivência social também para as crianças.
Vila Encantada
A Autarquia de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) inaugurou, no início deste mês, a Vila Encantada, no Parque do Centenário, bairro do Farol. O espaço foi completamente transformado em universo mágico, com luzes, ornamentos, decorações e brinquedos lúdicos que encantam crianças e adultos.
A Vila Encantada ficará aberta ao público até o dia 19 de outubro e promete ser uma das principais atrações da cidade durante o período. São mais de cinco mil metros de pisca-pisca iluminando as árvores, além de 60 ornamentos aéreos, pórticos luminosos e áreas temáticas que transportam o visitante para um mundo de fantasia.
Entre os destaques estão a Casa das Fadas, a Casa dos Duendes, a área dos Foguetes, o poço cenográfico, o balanço gigante, gangorras coloridas e muitos outros elementos que tornam o espaço um convite à imaginação e à diversão.
Semana da Criança
Durante a semana da criança, a prefeitura participou da Semana da Criança Abrasel, que beneficiou dois mil estudantes de 61 escolas municipais com experiências gastronômicas e educativas em 43 restaurantes parceiros.
Além disso, no último sábado (11), o estacionamento de Jaraguá foi palco da grande festa “Gigantinhos é Massa”, reunindo duas 1mil crianças da rede parceira em um dia de apresentações culturais, brincadeiras e música, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e as entidades gestoras do gigantinhos RP (Rede Parceira).
Com ações executadas o ano inteiro, a gestão municipal consolida um compromisso histórico com o futuro de Maceió: cuidar das crianças com políticas públicas concretas, que unem educação, saúde, acolhimento e lazer, garantindo que cada criança maceioense cresça com qualidade de vida, dignidade, oportunidades e esperança.
Gabinete do Prefeito
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860