Prefeitura lança mutirão Maceió Unida contra a Dengue

Redação 06/08/2021 às 12:28
Prefeitura lança mutirão Maceió Unida contra a Dengue

Ações serão intensificadas nos dias 11 e 12, com a participação do Município, parceiros e voluntários

Em mais uma iniciativa que visa salvar a vida dos maceioenses, a Prefeitura realiza o mutirão Maceió Unida contra a Dengue, na próxima quarta (11) e quinta-feira (12). O ato foi lançado na manhã desta sexta-feira (06), na Prefeitura de Maceió, e pretende visitar 24 mil imóveis em todas as regiões de Maceió, além de disseminar o combate à dengue por meio de ações educativas.

Serão dois dias de mobilização integrada para conscientizar a população, identificar e extinguir potenciais criadouros de mosquitos e recolhimento de materiais acumulados.

Fotos: Gabriel Moreira/ Secom Maceió

Representando o prefeito JHC no encontro, que reuniu secretários e representantes dos órgãos municipais envolvidos no mutirão, o vice-prefeito Ronaldo Lessa ressaltou a importância do trabalho de cada gestor na conscientização do público interno, para que atue como agente multiplicador das ações contra a dengue.

“O papel do poder público é agir, mas sem a participação da sociedade não há como avançar, sobretudo numa ação como o controle da dengue, que depende do cuidado individual. É importante que os servidores se envolvam, assim como as escolas têm papel importante na conscientização dos alunos, que levarão a orientação para suas casas”, afirmou o vice-prefeito.

Fotos: Gabriel Moreira/ Secom Maceió

O mutirão pretende combater e prevenir o aparecimento do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Para isso, diversos setores da Prefeitura estarão unidos, fortalecendo a conscientização e envolvendo a população em diferentes locais e estruturas da capital.

Nestes dois dias estão previstas a intensificação de vistorias de casas e estabelecimentos nos oito distritos sanitários de Maceió, conscientização da população em geral, distribuição de folders e circulação de carro de som chamando a atenção da população para se unir ao mutirão e fazer sua parte na prevenção contra o mosquito.

Fotos: Gabriel Moreira/ Secom Maceió

O secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, destaca a importância da ação para conter a proliferação do mosquito e evitar a contaminação da população.

“Nestes dois dias todos os nossos esforços estarão concentrados nesta ação importante. E os maceioenses podem ter certeza que no que depender da Prefeitura, esse mosquito não terá espaço na nossa cidade. É notória a eficiência dessa gestão e a prioridade com que tem cuidado de Maceió”, reforça.

A ação integrada deverá mobilizar cerca de 900 pessoas, entre agentes de endemias, voluntários e gestores, que atuarão em várias regiões da cidade promovendo trabalho educativo e de eliminação dos vetores.

Fotos: Gabriel Moreira/ Secom Maceió

“Essa gestão está comprometida com ações de longo prazo, olhando sempre para as pessoas e buscando fazer o melhor para elas. Tenho muito orgulho de participar desta ação, que resulta da convergência de um mesmo propósito entre várias secretarias. A prevenção e controle da dengue é um trabalho de todos”, comenta a secretária adjunta de Governança da SMS, Giselle Mascarenhas.

Os agentes de endemias realizarão visitas a residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e em pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, onde farão as devidas orientações para o controle do mosquito por meio de inspeção, eliminação, tratamento e distribuição de fichas de autoinspeção.

Todos os bairros da capital serão atendidos, com prioridade para áreas com alto índice de infestação do Aedes aegypti e com casos de arboviroses. Além disso, a mobilização contará com a colaboração de voluntários, com distribuição de panfletos e orientação.

Recolhimento de pneus

Um dos principais pontos da mobilização prevê o recolhimento de pneus, considerado um grande problema do ponto de vista do descarte de resíduos. A ação acontecerá no próximo dia 12 no estacionamento de Jaraguá, no estacionamento do Rei Pelé e na Associação Acauã, no Cidade Universitária.

Fotos: Gabriel Moreira/ Secom Maceió

Pontos de encontro nas comunidades

Para que o trabalho seja executado com maior eficiência, as ações terão início às 7h, partindo de pontos de encontro nos oito distritos sanitários de Maceió. Confira.

– No 1º Distrito Sanitário, as equipes partirão do Corredor Vera Arruda, Sesc Poço e Praça do Rock;
– No 2º Distrito, as equipes se concentrarão na Praça da Faculdade, Estádio Rei Pelé e Guarda Municipal;
– No 3º DS, os pontos são as praças do Canaã e da Pitanguinha;
– No 4º DS, Praça do Mirante e Rotatória da Chã da Jaqueira;
– No 5º DS, Conjunto Piabas, Mercado do Jacintinho e Praça Central do José Tenório;
– No 6º DS, Praça Padre Cícero; no 7º DS, Praça central do Eustáquio Gomes e Associação Acauã;
– No 7º DS, Praça Central do Osman Loureiro e Cras Santos Dumont;
– No 8º DS, os pontos de partida são a praça central de Cruz das Almas e a praça do Mirante de Ipioca.

Participarão do mutirão as secretarias municipais de Saúde, Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Territorial e GGI dos Bairros. A ação também contará com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, ABIH, Abrasel e Braskem.

Secom Maceió e Ascom SMS

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860