Prefeitura inicia VI Semana do Bebê nesta segunda-feira

Redação 30/11/2020 às 09:21
Prefeitura inicia VI Semana do Bebê nesta segunda-feira

A Prefeitura de Maceió, em parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), inicia nesta segunda-feira (30) a 6ª edição da Semana do Bebê. Em 2020, a programação discute a importância da promoção dos direitos da Primeira Infância e será realizada de maneira virtual por causa da pandemia de Covid-19. A abertura será às 14h no canal da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) no YouTube e terá a presença do prefeito Rui Palmeira, secretários municipais, representantes do Unicef e de órgãos, instituições e iniciativas que trabalham em defesa da criança e do adolescente.

Devido à pandemia, as atividades já consolidadas nas edições anteriores, como a entrega da chave do Município ao bebê prefeito e ações ao ar livre, foram adaptadas e serão feitas on-line com transmissões ao vivo (live) no canal da PCU Maceió no Youtube e do perfil no Instagram (@pcu_maceio), além dos canais dos parceiros. A palestra da abertura nesta segunda-feira (30) será a da doutora Cristina Albuquerque, chefe de Saúde, HIV e AIDS do Unicef, que abordará a importância da promoção dos direitos da Primeira Infância, cuidado integral e integrado.

Participarão da abertura o prefeito Rui Palmeira, Dennis Larsen, chefe do escritório Unicef Recife e chefe do território do semiárido, Jane Santos, especialista em saúde e HIV do Unicef, doutoraCristina Albuquerque, chefe de Saúde, HIV e AIDS do Unicef, Ana Dayse, secretária municipal de Educação e Henrique Alves, secretário de Assistência Social.

Também estarão presentes representantes do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), do Núcleo da Saúde para o programa Criança Alagoana, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rede Estadual da Primeira Infância/Fundação Cordial, Conselho Tutelar e Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), além da participação da madrinha da 6º Semana do Bebê, a jornalista e blogueira Lis Nunes.

A programação seguirá até sábado (5) com palestras, videoconferência, roda de conversa e o III Diálogo Temático. Na sexta-feira (4), a secretária Municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, lançará o Plano da Primeira Infância. As atividades apresentam também temas relacionados à vida das crianças durante a pandemia e os desafios enfrentados pelas famílias, além do papel do poder público de atuar para garantir os direitos da Primeira Infância. Confira a programação completa aqui.

As atividades serão abertas ao público. Para ficar por dentro das novidades, quem deseja acompanhar deve se inscrever no canal PCU Maceió no Youtube e seguir o perfil no Instagram.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê de Maceió, instituída pela Lei Municipal nº 6.673, de 23 de junho de 2017, e sancionada pelo prefeito Rui Palmeira, passou a integrar o calendário oficial de programação de eventos do Município. A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o Unicef sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social do Selo Unicef. A mobilização social tem o objetivo de fortalecer as ações realizadas no Município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, no âmbito da saúde, educação, desenvolvimento social e direitos humanos.

Thiago Aquino/ Secom Maceió

]]>
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860