Prefeitura de Maceió reduz déficit habitacional, abre novas vias e promove convivência social

Gestão do prefeito JHC tem agido para beneficiar diretamente as famílias de baixa renda na capital

Thiago Gomes / Secom Maceió 05/12/2022 às 10:26
Prefeitura de Maceió reduz déficit habitacional, abre novas vias e promove convivência social
Prefeito JHC recebe abraço de moradora beneficiada com apartamento no Benedito Bentes. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O histórico déficit habitacional de Maceió está diminuindo graças ao empenho da gestão do prefeito JHC. Milhares de famílias de baixa renda já realizaram o sonho de ter a casa própria. Um total de 3.580 moradias do programa Casa Verde e Amarela, construídas com recursos do Governo Federal e contrapartida do município, foi entregue, beneficiando 14.320 maceioenses.

O prefeito da capital alagoana inaugurou os conjuntos Vale Bentes 2 (500 unidades), Oiticica 1 (500 unidades), Oiticica 2 (500 unidades), Alamedas do Pontal (480 unidades), Alamedas Jatiúca (480 unidades), Alamedas Farol (480 unidades), Parque da Lagoa – primeira parte (160 unidades) e Alamedas Pajuçara (480 unidades). Ainda está prevista a entrega de 2.160 moradias em seis conjuntos habitacionais que estão em fase de conclusão.

Maceió 207 anos - Maceió celebra 207 anos com recorde em investimentos e obras por toda a capital alagoana

Outro motivo para a população celebrar o aniversário da cidade é a maneira como a Prefeitura tem cuidado das vias públicas. As constantes obras de pavimentação têm proporcionado melhorias na trafegabilidade e qualidade de vida dos moradores. Devido ao desenvolvimento de programas como Mais Asfalto e Maceió Tem Pressa, mais de 300 ruas e avenidas receberam infraestrutura de pavimentação em diversos bairros, beneficiando diretamente mais de 240 mil pessoas.

Este ano, foi aberta uma nova e importante via para os condutores. A Rota do Mar era um projeto antigo que avançou e foi concluída pelo empenho de JHC. Cerca de 300 mil pessoas são atendidas por ela, o que inclui os turistas e aqueles que se deslocam para os balneários do Litoral Norte. A ciclovia do trabalhar está quase pronta e dará mais segurança aos ciclistas que usam a Rota do Mar para chegar ao trabalho.

Aos usuários do transporte público, as novidades são muitas. A prefeitura implantou o passe livre, que beneficia mais de 50 mil estudantes com 44 passagens gratuitas por mês. Ainda instituiu o programa Domingo é Livre, garantindo tarifa zero aos passageiros no fim de semana. Desde a implantação, foram 4.957.925 embarques nos coletivos do sistema de integração da capital.

Também foi anunciado o auxílio-transporte para trabalhadores desempregados. A Secretaria de Assistência Social ficará responsável por enviar à SMTT os nomes e documentos daqueles que estiverem aptos a receber o benefício, e a superintendência irá expedir o Cartão VAMU, com direito a 12 passagens gratuitas por mês, ou seja, seis viagens de ida e volta, para utilização nos ônibus urbanos de Maceió durante um mês.

Os moradores da parte alta ganharam a Avenida Marília Mendonça, que liga a Cidade Universitária à Avenida Menino Marcelo (Via Expressa). São 4,5 km em dois corredores que têm facilitado a vida dos condutores e de quem vive naquela região. Além da obra de pavimentação, a avenida também vai dispor de rede de drenagem, calçadas e ciclovia, com cerca de 4 km de extensão.

Ao total, mais de 70 mil pessoas serão beneficiadas com o corredor de transporte. Porém, se somar os demais conjuntos habitacionais próximos, o número de contemplados sobe para 200 mil beneficiados com um trânsito mais livre.

Para o lazer, a Prefeitura de Maceió levou a iniciativa de rua aberta para regiões mais periféricas da cidade: um na orla lagunar e outro no Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, contando com ciclovia, pista de skate, área para caminhada, minicampos de futebol, quadras de vôlei e de basquete, entre outros equipamentos.

No Osman, foram investidos R$ 150 mil na obra que foi coordenada pela Zeladoria Municipal e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (Sima).

Já na orla lagunar, a Rua Aberta fica ao lado do Residencial Parque da Lagoa, onde estão sendo construídos 56 prédios para abrigar 1.700 famílias. O trecho se transformou em um parque às margens da lagoa com brinquedos, ciclovia, grama e areia de praia. A iniciativa faz parte do projeto Eu Amo a Lagoa.

Empregos - A pauta de comemorações inclui um dado significativo para a economia. Na contramão de muitas capitais, Maceió possui saldo positivo de emprego, no acumulado do ano, chegando a 9.623 postos de trabalho. Os dados são do Novo Caged, disponibilizado pelo Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho, divulgado no final de outubro. Neste mesmo mês foram criadas 1.736 novas vagas de emprego formal, um crescimento de 45% em relação ao mês anterior.

O desempenho positivo da capital é um reflexo do modelo de desburocratização da gestão do prefeito JHC e os investimentos em toda a cidade, permitindo que as empresas encontrem segurança para se instalar em Maceió.

Atrelado a isto está o turismo, que segue em alta. Considerada um dos destinos mais procurados do país, a capital contará, de dezembro de 2022 a março 2023, com 2.014 voos para atender a temporada de verão no estado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), que fez um levantamento com dados registrados na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A programação festiva da cidade, com Natal, Réveillon e o Maceió Verão, devem fazer de Maceió a queridinha dos visitantes nacionais e internacionais.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860