Prefeitura comemora um ano do Corujão da Saúde e anuncia ampliação em mais duas unidades

Programa da Prefeitura de Maceió já atendeu, aproximadamente, 60 mil pessoas

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 02/09/2022 às 08:28
Prefeitura comemora um ano do Corujão da Saúde e anuncia ampliação em mais duas unidades
Prefeito JHC esteve na Unidade de Saúde Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes, para celebrar um ano do Corujão da Saúde. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, comemorou nesta quinta-feira (1°), um ano do Programa Corujão da Saúde, na Unidade de Saúde Tereza Barbosa, no Eustáquio Gomes. O programa garante atendimentos em 19 unidades de saúde que funcionam em horário estendido até às 21h. Durante a comemoração, o gestor anunciou a ampliação do programa em mais duas unidades de saúde, sendo uma no Jacintinho e outra no Eustáquio Gomes.

“A gente fica sem palavras para descrever um momento mágico como esse. As pessoas estavam sem atendimento, desacreditadas. Quando tem competência, quando tem trabalho sério, a gente consegue fazer o melhor para nossa população e para quem mais precisa. É nítida a transformação da percepção das pessoas sobre a nossa querida capital,” afirmou o prefeito.

Roseane Gomes estava na unidade em busca de atendimento médico. De acordo com ela, a comunidade nunca tinha contado com um programa como esse.

“Com o programa mudou muita coisa, porque tem muita gente que precisa de atendimento à noite. Facilitou muito a nossa vida. Quando eu cheguei aqui tive até uma surpresa, porque nem em clínica particular eu tive esse atendimento”, afirmou.

Na Unidade Tereza Barbosa, o Corujão da Saúde registra, em média, 30 atendimentos diários, totalizando em 4 mil durante o primeiro ano do programa.

Em todas as unidades, o programa já registrou 59.761 atendimentos à população de Maceió que não tem como acessar uma unidade durante o dia.

Prefeito JHC dialogou também com as pessoas que estavam aguardando o atendimento na unidade. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC dialogou também com as pessoas que estavam aguardando o atendimento na unidade. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Michelle Gama, diretora da Unidade Tereza Barbosa, afirmou que a equipe tem se dedicado diariamente para garantir atendimento de qualidade à comunidade.

“Quando tudo isso se estruturou, veio esse sentimento de pertencimento. Cada um entendeu que fazer saúde, é responsabilidade de cada servidor público que está aqui. Nunca um prefeito pisou aqui para chegar junto da comunidade e entender a realidade”, afirmou.

Maria Regitânia Lessa Lisboa da Silva também é beneficiária do programa e parabenizou a equipe da unidade de saúde pelo empenho na execução do programa.

“Eu me sinto beneficiada pelo início dessa nova jornada na saúde de Maceió. Nesta unidade tem pessoas especiais que nos dão toda assistência”, contou.

Entre os serviços oferecidos pela população nas unidades de saúde estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.

Além disso, os usuários podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

Corujão da Saúde foi celebrado no Eustáquio Gomes. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Corujão da Saúde foi celebrado no Eustáquio Gomes. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Junto do prefeito JHC, a secretária de Saúde afirmou que o Corujão da Saúde ajuda na melhoria de indicadores da capital e facilita o acesso da população aos serviços de saúde.

“Muitos usuários passam o dia no trabalho e não têm a oportunidade de ir até os postos para cuidar da saúde. Então, nosso objetivo é, justamente, facilitar o atendimento dessas pessoas. E estarmos completando um ano de funcionamento é a prova que esse projeto deu certo", pontua.

O acesso aos serviços ofertados se dá por meio da apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia em uma das unidades, o usuário é prontamente atendido.

Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um pré-agendamento para o dia seguinte. É importante lembrar que não há necessidade de se dirigir até as unidades no período diurno para conseguir acesso aos atendimentos.

Corujão da Saúde completa um ano e tem ampliação para mais duas unidades
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860