Prefeito JHC vistoria mutirão de limpeza no Mercado da Produção

Redação 25/01/2021 às 15:49
Prefeito JHC vistoria mutirão de limpeza no Mercado da Produção

Em visita ao local nesta segunda, ele aproveitou para agradecer o apoio do Exército que realizou a desinfecção contra o coronavírus

Foto: Edvan Ferreira

No segundo dia do mutirão de limpeza no Mercado da Produção, no bairro da Levada, o prefeito JHC vistoriou as medidas de higienização, dedetização e sanitização já realizadas no espaço por mais de 120 servidores designados para o trabalho, iniciado desde a semana passada e que terá continuidade nos próximos dias.

JHC esteve no local na manhã desta segunda-feira (25), onde destacou a retirada de 350 mil litros de esgoto da galeria de dejetos do Mercado, além de duas caçambas de escamas de peixe.

O prefeito aproveitou para agradecer o apoio do Exército que realizou a sanitização do espaço interno contra o coronavírus. “Nesse momento desafiador das nossas vidas, vocês com muita dedicação aceitaram essa parceria com o Município. A capital de Alagoas agradece”, reforçou.

Trabalho de desinfecção realizado pelo Exército / Foto: Rafa Chafer

Para a desinfecção, a tropa utilizou um produto à base de cloro e água sanitária na lavagem e pulverização do Mercado, assim como tem feito em outros prédios e espaços públicos nos municípios alagoanos. Durante os trabalhos, são usados equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados para o manuseio dos produtos químicos.

Limpeza de tubulações e galerias

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) foi a primeira a iniciar os trabalhos por lá. A ação foi iniciada ainda na semana passada com a retirada de esgoto, 30 toneladas de concreto danificado e três caçambas de lixo e partículas sólidas.

O nível da galeria que recebe os dejetos da área interna foi elevado e todas as placas de concreto que fazem seu tamponamento estão sendo trocadas.

No domingo, na parte interna, foi feita a limpeza das tubulações que saem dos boxes, das caixas de passagem e das canaletas por onde segue a água suja até as galerias. “Acredito que há mais de 20 anos a galeria não passa por uma limpeza dessa dimensão, é tanto que retiramos duas caçambas de escamas”, afirmou Gabriel Rodas, coordenador geral de drenagem da Seminfra.

Gabriel Rodas, coordenador geral de drenagem da Seminfra / Foto: Rafa Chafer

Todo o esgoto é destinado para os canais do Raminho e Celeste Bezerra, que também passam por obras. A Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) já iniciou o desassoreamento dessas áreas para que o esgoto tenha para onde fluir.

Projetos de reformas

A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) ainda prepara projetos de recuperação dos banheiros do Mercado, que hoje estão em condições precárias, do espaço de mariscos, e da sede da administração. A área terá salas para a Polícia Militar, para a Fiscalização, Vigilância Sanitária, sala de som e uma pequena enfermaria.

Secretário Carlos Ronalsa explicou reformas que serão realizadas / Foto: Rafa Chafer

Também será elaborado um projeto para recuperação das alas, a começar pela seção de carnes, frangos, peixes, camarão e vísceras. “Vamos levantar o piso, trocar as pedras onde ficam os alimentos e solicitar aos proprietários a recuperação de seus açougues. Percebemos que já há uma grande conscientização dos comerciantes, porque a partir do momento em que trazemos benefícios, eles entendem a necessidade das medidas da Prefeitura”, destacou o secretário Carlos Ronalsa.

Antes do fechamento do Mercado, no domingo pela manhã, a Secretaria de Assistência Social aproveitou a ação para conscientizar os comerciantes sobre os riscos do trabalho infantil e a importância do uso de máscaras. Foram distribuídas 4 mil unidades entre os permissionários. A ação continua durante os próximos dias, com o fechamento do mercado no próximo domingo, dia 31, a partir das 13h, e na segunda (1º) o dia todo.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860