Prefeito JHC se reúne com bancada federal e prega união para preservar vidas

Gestor revelou que telefonou para o governador Paulo Dantas, mas foi informado que ele estava em trânsito

Secom Maceió 30/11/2023 às 17:20
Prefeito JHC se reúne com bancada federal e prega união para preservar vidas
Prefeito JHC em reunião com a bancada federal nesta quinta-feira (30). Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu nesta quinta-feira (30) com a bancada federal para tratar do risco iminente de colapso na mina 18 da Braskem, localizada na região do Mutange. Durante a reunião, o gestor da capital atualizou os deputados sobre o que o Município tem feito para garantir a segurança dos maceioenses que residem na região.

JHC também destacou que este é um momento de união entre as instituições, que a Prefeitura de Maceió tem dado todas as respostas e revelou que telefonou para o governador Paulo Dantas e foi informado que ele estava em trânsito.

“Esse é um momento de união, é um momento de preservar vidas. Depois do nosso plano de contingência já houve evacuação das pessoas e é importante dizer que não podemos cair em fake news. O mais importante é o trabalho preventivo, mas a cidade está preparada. Estamos acompanhando todas as atualizações que medem os tipos de afundamento, e as pessoas que estão nas bordas da nossa cidade estão sendo acompanhadas”, explicou JHC.

O prefeito disse ainda que o sentimento é de trabalho, e não partidário. “Não vou me omitir como outras gestões fizeram, que nunca sentaram para resolver a irresponsabilidade da Braskem, e perto das eleições sentaram juntos para fazer politicagem. O que posso fazer daqui para frente estou fazendo, porque aqui não tem sentimento partidário, mas sim a nobreza de ajudar e socorrer as pessoas que estão precisando. A minha parte enquanto gestor eu vou fazer, e tenho certeza que vou contar com o apoio do governo federal, governo estadual e com as instituições sérias do nosso país”, disse.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, esteve na reunião e afirmou que tem unido esforços com instituições federais para acompanhar e preservar vidas em Maceió.

“Fomos informados pela Prefeitura sobre a situação e prontamente entramos em contato com os órgãos federais que podem prestar socorro para estados e municípios em situações como essa. Entramos em contato com o presidente para incluir Maceió num plano de contigẽncia com novas habitações. E agora o foco é fazer acompanhamento e preservar vidas. Quem tiver de pagar pelo errado, pagará. Estamos trabalhando para tudo que possa vir acontecer”, disse o deputado.

Também participaram da reunião os deputados federais Marx Beltrão, Alfredo Gaspar, Fábio Costa, e os vereadores Leonardo Dias, Rodolfo Barros, Silvania Barbosa, Galba Neto, João Catunda, Cal Moreira, Brivaldo Marques e Fábio Rogério, que se colocaram à disposição da Prefeitura de Maceió.

Ações preventivas - A Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por 180 dias e criou um Gabinete de Crise para acompanhar a situação dos últimos sismos que se intensificaram e agravaram o quadro na região já desocupada, próximo ao antigo campo do CSA.

O funcionamento do Gabinete de Crise será permanente no sentido de monitorar a área afetada pela tragédia e tomar todas as providências para salvar vidas. Todos os dias o Gabinete de Crise irá manter comunicação direta com a população e a imprensa de Maceió, publicando boletins atualizados sobre o assunto.

O gabinete, criado em caráter de urgência, está atuando como uma grande força-tarefa para atendimento e mitigação dos transtornos das dezenas de famílias afetadas pelo desastre ambiental.

Entre as ações, destaque para a retirada preventiva das famílias das áreas de risco, nas regiões do Mutange e Bom Parto.

Para atendimento ao público, a Prefeitura reforçou equipes de limpeza e manutenção em escolas, que serão temporariamente utilizadas como alojamento.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860