Prefeitura lança Sistema Colidiu, que permite motorista fazer o próprio registro de acidente

De forma virtual, maceioenses podem registrar gratuitamente uma ocorrência de acidentes sem vítimas

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 26/01/2023 às 14:53
Prefeitura lança Sistema Colidiu, que permite motorista fazer o próprio registro de acidente
Prefeito JHC destacou o desenvolvimento da plataforma para ajudar aos condutores em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta quinta-feira (26) o Sistema Colidiu, que permite que maceioenses registrem gratuitamente e de forma virtual acidentes sem vítimas. Os condutores podem realizar o próprio registro, ou se houver acordo entre as partes, poderá ser feito um único documento com os dados de todos os envolvidos.

“O Colidiu vai substituir a jornada que o condutor faz quando tem acidente sem vítimas. Às vezes acontece um acidente sem vítimas e fica um caos na cidade, impedindo a trafegabilidade e com esse aplicativo terá a declaração de acidente de trânsito de forma rápida”, disse JHC.

No local onde ocorreu o acidente, o condutor poderá abrir o aplicativo e tirar foto do acidente. Em seguida retirar o veículo da via, preencher os dados do local do acidente e, em até cinco dias, a declaração do acidente será emitida em cinco dias úteis, após a validação dos agentes de trânsito.

A declaração eletrônica é reconhecida pelos demais órgãos e pelas seguradoras de veículos e não é necessário comparecer na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para autenticar o documento.

O superintendente da SMTT, André Costa, explica os benefícios do sistema para os condutores de veículos.

“Para o cidadão é muito mais praticidade, economia, segurança, tendo em vista que o veículo será retirado da via, liberando o trânsito e não corre o risco que outro veículo bata. E a SMTT ganha também, porque a partir daí nós vamos gerar mapas de calor. Cada acidente que for registrado estará marcado, em um mapa georreferenciado”, explicou.

O Colidiu também trabalha com a inteligência artificial, coletando dados que a população vai alimentar na plataforma. O sistema foi desenvolvido pela SMTT e pode ser acessado de forma gratuita.

O agente poderá comparecer ao local para sinalizar a via e auxiliar o cidadão orientando sobre os procedimentos da declaração eletrônica, mas a prioridade é o atendimento dos casos mais graves.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860