Prefeito JHC lança programa Maceió Tá On e disponibiliza wi-fi gratuito nos bairros

Gestor da capital alagoana também assinou o decreto para consolidação do Plano Maceió 4.0, que possibilita ações inovadoras no Município

Niviane Rodrigues e Sthefane Ferreira / Secom Maceió 21/02/2022 às 12:48
Prefeito JHC lança programa Maceió Tá On e disponibiliza wi-fi gratuito nos bairros
Prefeito JHC destaca que a iniciativa da gestão combate à desigualdade digital. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta segunda-feira (21), o programa Maceió Tá On, que vai levar wi-fi gratuito para mais de 140 pontos espalhados por toda a capital. Com este programa, Maceió vai dar mais um passo rumo à inclusão digital. O programa é fruto de emendas parlamentares do senador Rodrigo Cunha e do deputado federal Pedro Vilela, e foi lançado no Jacintinho. Durante a solenidade, o gestor também assinou o decreto que cria o Plano Maceió 4.0, que vai consolidar de forma integrada o planejamento de ações de ciência, tecnologia e inovação no Município.

“Esse programa representa o combate à desigualdade digital. Temos uma dificuldade muito grande de conectividade, e nós sabemos que a internet é uma janela de oportunidades para o mundo. Estamos lançando o maior programa entre as capitais, priorizando as grotas, e para se ter a segurança do local, colocamos os pontos em áreas públicas, como escolas, postos de saúde, para que a população tenha mais uma possibilidade de acesso à internet gratuita”, expôs o prefeito.

O programa conta com R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares do senador Rodrigo Cunha e do deputado federal Pedro Vilela. De acordo com o senador, este é um momento importante para Maceió e Alagoas.

“É impressionante que ainda hoje escuto que tecnologia não enche a barriga de ninguém. Nós estamos vivendo outro momento, um momento que todo mundo sabe que um jovem que tem acesso à internet, tem mais oportunidade do que um jovem que não tem. O prefeito JHC assumiu esse compromisso há muito tempo e hoje estamos fazendo uma entrega com parceria em nosso mandato. Parabenizo a Prefeitura por fazer desse programa uma realidade e fazer com que os jovens tenham uma vida melhor”, destacou o parlamentar.

Senador Rodrigo Cunha fala sobre o acesso facilitado à internet que a população terá nos bairros. Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Senador Rodrigo Cunha fala sobre o acesso facilitado à internet que a população terá nos bairros. Fotos: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O deputado federal Pedro Vilela afirmou que o objetivo do programa é dar oportunidade a quem não tem, e disse estar orgulhoso pelas mudanças que estão acontecendo na capital.

“Esse projeto que estamos lançando é revolucionário e inovador. Estamos falando de cidadania, de informação, de acesso ao estudo, acesso às oportunidades. É um investimento alto que vai valer muito a pena, estamos levando internet sem fio para os 102 municípios de Alagoas”, disse.

Deputado federal Pedro Vilela comentou sobre as mudanças positivas que estão ocorrendo em Maceió. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Deputado federal Pedro Vilela comentou sobre as mudanças positivas que estão ocorrendo em Maceió. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Inclusão – O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, disse que a transformação na capital vem sendo feita aos poucos, mas com preocupação e compromisso.

“Quando temos um prefeito com compromisso, a mudança acontece como está sendo feita agora. O dinheiro é aplicado corretamente, colocamos internet nas escolas, mas liberamos para todo mundo, para quem mais precisa e não tem como pagar”, discursou.

A diretora da Escola Municipal Arnon de Mello, Lucrécia Márcia Falcão, afirmou estar emocionada pela escola ter sido escolhida para ser um dos pontos de wifi na comunidade.

“Nós estamos muito emocionados, vendo nossa escola sendo escolhida para levar para a comunidade internet tornando nossa Maceió, uma cidade inteligente. A internet é um direito de todo cidadão e estamos todos de parabéns, obrigada prefeito JHC por essa iniciativa”, agradeceu.

A moradora do Conjunto José da Silva Peixoto, Aparecida Lacerda, parabenizou a iniciativa da Prefeitura. Ela conta que utiliza muito a internet e que agora será ainda mais fácil.  “Essa é uma ótima iniciativa, com certeza vou aproveitar muito, porque uso bastante a internet e agora vai facilitar a minha vida”, disse.

Maceió 4.0 – O Plano Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ora incorporado ao Plano Estratégico Maceió Cidade Inteligente – Maceió 4.0, tem o objetivo de consolidar de forma integrada o planejamento das ações de ciência, tecnologia e inovação no Município, para fortalecer o desenvolvimento humano e econômico, para transformar Maceió em um destino inteligente e, ainda, para viabilizar a gestão da cidade de maneira compartilhada, participativa e colaborativa.

O Plano Estratégico contempla a metodologia que foi aplicada para o estudo e diagnóstico, conceitos de cidade inteligente e a agenda digital para Maceió, análise estratégica de oportunidades e fraquezas, diagnóstico da situação atual tecnológica, plataforma tecnológica, o plano diretor de tecnologia da informação, e a governança e a gestão do plano.

Prefeito JHC lança programa Maceió Tá On e disponibiliza wi-fi gratuito nos bairros
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860