Prefeito JHC lança programa Dignidade Menstrual que vai beneficiar mais de 12 mil estudantes

Iniciativa vai contemplar, com entrega de absorventes, alunas de 10 a 50 anos da rede pública municipal de ensino

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues/Secom Maceió 07/03/2022 às 18:30
Prefeito JHC lança programa Dignidade Menstrual que vai beneficiar mais de 12 mil estudantes
Prefeito JHC lança programa Dignidade Menstrual. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Fornecer, de forma gratuita, absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede municipal de ensino que vivem em situação de vulnerabilidade social. É este o objetivo do Programa Dignidade Menstrual lançado pelo prefeito de Maceió, JHC, nesta segunda-feira (7), na Escola Municipal Natalina Costa, no Tabuleiro do Martins.

O lançamento do programa faz parte das ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e vai garantir mais dignidade para mulheres e meninas que não têm acesso a este item de higiene pessoal.

“Esse programa é um marco para nossa gestão e para Maceió. A pobreza menstrual é uma realidade na nossa sociedade, e isso dificulta que as meninas tenham orientação adequada. Com o programa, vamos garantir que esse ciclo não se torne um transtorno na vida dessas meninas. Esse é um tema que durante muito tempo foi tabu, mas é necessário que façamos a discussão correta, porque, afinal de contas, vamos beneficiar milhares de meninas e mulheres”, disse JHC.

No total, serão beneficiadas, mensalmente, 12.304 mulheres com idades entre 10 a 50 anos, incluindo a Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI). Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que 28% das mulheres de baixa renda são afetadas diretamente pela pobreza menstrual.

As mais afetadas por estes números são as estudantes, já que 1 em 4 meninas já deixaram de frequentar a aula por não terem condições de comprar absorventes no período menstrual, deixando para trás trabalhos e atividades escolares.

Primeira-dama de Maceió, Maria Cândia, e alunas da rede municipal de ensino. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió
Primeira-dama de Maceió, Maria Cândia, e alunas da rede municipal de ensino. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

A primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, falou que o programa nasce para garantir que a escola preste o seu papel de ensinar e informar.

“Vocês não sabem o orgulho de falar para vocês aqui. Estou aqui de forma representativa, mas tenham certeza que é alguém por vocês. Vocês meninas podem contar com a gestão, e hoje terão espaço para debater sobre as suas inseguranças. Estou muito feliz e o mais importante de tudo, é que hoje vocês podem contar com a gestão do meu marido para apoiá-las em todas as decisões”, assegurou.

A iniciativa já agrada as alunas da rede municipal, como é o caso da Emily Vitória, de 11 anos. Ela contou que já precisou deixar de comprar comida para comprar absorvente. “A gente deixa de comprar comida para comprar absorvente e recebendo na escola, vai sobrar dinheiro para comprar alimento. Já tive que pedir ajuda para alguém comprar para mim”, contou.

Márcia da Silva Santos é vice-diretora da Escola Municipal Natalina Costa, para ela o programa vai beneficiar muitas crianças que sofrem com a falta do item de higiene. “Esse programa é grandioso, algumas crianças já deram o depoimento e agradeceram pela iniciativa. Porque além do tabu na família, ainda existe a dificuldade financeira de garantir o absorvente. Só temos a agradecer por essa ação que vai beneficiar as nossas alunas”, afirmou.

Dignidade Menstrual

O Programa Dignidade Menstrual é fruto de uma ação conjunta do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria de Educação do Município de Maceió e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para organizar as ações de entrega e conscientização, além da abordagem de vários assuntos pertinentes como Saúde Menstrual, Prevenção da Gravidez na Adolescência para Adolescentes e Jovens estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino.

O secretário de Educação, Elder Maia, explicou que a distribuição de absorventes passa a ser essencial como a distribuição de alimentação e materiais didáticos nas escolas. De acordo com ele, a garantia do absorvente acontece para aquelas alunas que estão frequentando a escola.

“Em parceria com o Gabinete da Mulher, estamos atendendo essa demanda e garantindo que meninas e mulheres tenham acesso aos absorventes. Essas alunas precisam se sentir seguras, confortáveis e incluídas, e com isso, ficarão mais aptas para o desenvolvimento escolar e para aprender com mais segurança e tranquilidade”, explicou o secretário.

A coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, disse que o programa não é só a entrega de absorventes, mas uma iniciativa de políticas públicas.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, discursa em prol das alunas do Município. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, discursa em prol das alunas do Município. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Nós vamos levar informações sobre o ciclo menstrual, quebrar tabus e preconceitos que estão vinculados com a menstruação, tudo isso por meio de rodas de conversas. Também falaremos sobre a gravidez na adolescência para garantir que elas tenham acesso à primeira consulta com a ginecologista, que na prática isso não ocorre”, afirmou.

Além disso, o programa também vai promover rodas de conversa, reuniões, aulas interdisciplinares, palestras e cursos, entre outras ações.

“Isso é política”

O senador Rodrigo Cunha falou do compromisso do prefeito JHC com os maceioenses.

“São as atitudes que dizem quem nós somos. O prefeito JHC em seu primeiro mandato criou um gabinete para mulheres. Quero parabenizar por esse compromisso. E são essas atitudes que demonstram quem são as pessoas. A política muda a vida das pessoas, e a entrega dos absorventes vai existir a partir de hoje porque o prefeito JHC determinou, e isso é política”, discursou.

Senador Rodrigo Cunha elogiou a ação da Prefeitura de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Senador Rodrigo Cunha elogiou a ação da Prefeitura de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O deputado federal Pedro Vilela parabenizou a Prefeitura por mais uma ação.

“Maceió sai na frente da grande maioria dos municípios brasileiros, isso é um olhar social, de atenção para aquelas que mais precisam, a Prefeitura está de parabéns”, disse.

Programa Dignidade Menstrual vai beneficiar mais de 12 mil estudantes
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860