Prefeito JHC lança aplicativo Táxi Rio Maceió e possibilita novas oportunidades para taxistas

Motoristas poderão circular na modalidade cidadão e corporativo para atender órgãos municipais

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 18/05/2022 às 18:13
Prefeito JHC lança aplicativo Táxi Rio Maceió e possibilita novas oportunidades para taxistas
Prefeito JHC durante o lançamento do aplicativo Táxi.Rio.Maceió, que permite aos taxistas uma nova oportunidade para geração de renda. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta quarta-feira (18), mais uma plataforma tecnológica que vai possibilitar novas oportunidades e resgatar a dignidade dos taxistas. Trata-se do aplicativo Táxi.Rio.Maceió. A partir de agora, os profissionais poderão concorrer de igual para igual com profissionais de outros aplicativos, e Maceió se torna a primeira cidade fora o Rio de Janeiro a utilizar o aplicativo.

O aplicativo de corridas Táxi.Rio.Maceió é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre Maceió e o Rio de Janeiro, firmado em outubro de 2021.

“Esse aplicativo vai beneficiar diretamente cinco mil famílias, são aproximadamente três mil taxistas, mais dois mil auxiliares, e é uma parceria que nós estamos fazendo, um acordo de cooperação tecnológica, para poder ofertar os serviços do aplicativo Táxi Rio em Maceió. Nós vamos na Prefeitura utilizar para vários os serviços, inclusive os serviços de saúde, como hemodiálise, que já é feito na cidade do Rio de Janeiro”, pontuou.

Ainda em sua fala, JHC agradeceu a parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro. “É uma conquista para todos os taxistas, era uma luta antiga. A Prefeitura de Maceió agradece o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, por ceder toda essa tecnologia, essa expertise, que isso custaria muito caro, se a Prefeitura de Maceió fosse fazer, e fizemos isso apenas com articulação”, concluiu.

Para aderir ao aplicativo, o taxista precisa estar regularizado junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Uma das novidades é que o permissionário poderá escolher o desconto para os passageiros, além de circular na modalidade cidadão ou corporativo.

Na categoria cidadão, é possível que o taxista escolha o desconto que vai de 10% a 40%, e na modalidade corporativo os descontos serão de 20%. Já foram cadastrados 193 taxistas que começarão a circular pelo aplicativo nos próximos dias.

Táxi.Rio.Maceió é mais uma novidade na capital alagoana e valoriza uma categoria tão importante. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Táxi.Rio.Maceió é mais uma novidade na capital alagoana e valoriza uma categoria tão importante. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

A secretária de gestão, Rayanne Tenório falou da missão em trazer o aplicativo para Maceió. “Hoje é um dia de muita alegria, o nascimento de um filho. Desde que a gente chegou aqui foi entregue essa missão para a gente, o prefeito disse que queria mudar a realidade dos taxistas de Maceió. Esse aplicativo vai trazer dignidade e novas oportunidades para os taxistas”, discursou.

O superintendente da SMTT, André Costa, afirmou que a novidade vem para valorizar a categoria, além de ser uma inovação.

“O táxi é fundamental para que possamos usar esse modal de transporte e nos deslocarmos pela cidade. Essa novidade vai inovar e gerar economia para a Prefeitura que passa a fazer o uso da modalidade corporativa, reduzindo os gastos com locação de veículo e transferindo renda para os taxistas”, pontuou.

Everaldo Júnior, presidente da Associação de Taxistas de Maceió, afirmou que este é um momento histórico.

“O que a Associação mais sonhava era trazer a dignidade do taxista. Prefeito muito obrigado, eu me emocionei muito quando soube do lançamento do aplicativo. A SMTT vem fazendo um trabalho impressionante, as portas estão sempre abertas. Fico muito feliz por esse momento”, comemorou.

Valorização da identidade cultural - Os taxistas vão receber gratuitamente o novo padrão de adesivação para os táxis. A faixa horizontal nas laterais dos veículos começarão a ser substituídas pelos novos modelos que tem como temática a valorização da identidade cultural de Maceió.

Essa mudança faz parte do programa de valorização dos profissionais que atuam como taxistas. A aplicação do novo modelo será iniciada nos veículos cadastrados no aplicativo Táxi.Rio.Maceió Cidades.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860