Prefeitura de Maceió inaugura novo Cras e já beneficia moradores da Região Norte

Gestor da capital destacou que as administrações anteriores não promoviam assistência à população de Riacho Doce

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 06/01/2023 às 11:51
Prefeitura de Maceió inaugura novo Cras e já beneficia moradores da Região Norte
Prefeito JHC após entrega do Cras, em Riacho Doce, comemorando mais uma iniciativa para assistência às famílias. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, inaugurou nesta sexta-feira (6) o novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Região Norte, que fica localizado no bairro Riacho Doce. O novo equipamento começou a funcionar no final de dezembro e já atendeu mais de 200 pessoas. O gestor municipal afirmou que não existia política pública de assistência social para atender a demanda das comunidades da região.

“Esse Cras vai atender a uma demanda das pessoas que têm carência de acesso aos serviços. O Cras reúne todos os direitos das pessoas mais vulneráveis. Vamos ter uma equipe capacitada para atender a população, com informatização para que possam fazer os cadastros. Os moradores esperavam há mais de 17 anos, o Governo Federal já havia identificado a necessidade deste equipamento e a lei não era cumprida”, disse JHC.

A unidade atende moradores dos bairros de Jacarecica, Garça Torta, Riacho Doce, Ipioca, Pescaria e Guaxuma. O Cras é destinado à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos. A equipe do equipamento social trabalha preventivamente, organizando e oferecendo serviços com o objetivo de emancipar os indivíduos.

Suellen Santos tem 22 anos e mora em Ipioca, ela conta da felicidade em ter a unidade perto de casa. “Fiquei sabendo do Cras por minha cunhada que mora aqui em Riacho Doce. Amei o atendimento, foi muito rápido e esse equipamento vai ajudar muito a comunidade, antes a gente precisava ir pra muito longe”, contou.

Aline Pedrosa, diretora de Proteção Social Básica, afirma que este é um momento histórico para a Assistência Social de Maceió.

“A população já esperava há anos por um Cras. Para a gente é um momento único e de felicidade e a gente já começa com atendimentos do cadastro único e ofertando todos os serviços do Cras. Fizemos questão que fosse uma equipe nova, e treinamos todos esses profissionais que já chegam aqui sabendo os serviços que prestam”, explicou.

O Cras Região Norte contará com o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos e o Cadastro Único.

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, afirmou que a atual gestão tem cuidado com as pessoas e que foi determinada a criação do equipamento. “A sensação de entregar o Cras é a melhor do mundo. Há 17 anos Brasília já havia detectado que a Região Norte precisava de um Cras, mas nenhuma gestão tinha feito isso e o prefeito JHC com o cuidado com as pessoas determinou que a gente fizesse. O Cras é o posto de saúde da assistência social, é aqui onde a pessoa vem buscar apoio. Na Assistência Social não fazemos favor a ninguém, a gente garante direitos”, afirmou o secretário.

Também estiveram presentes na inauguração, os vereadores Brivaldo Marques e Siderlane Mendonça.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860