Prefeitura inaugura ciclovia da Avenida Fernandes Lima e beneficia 300 mil pessoas

Com a entrega, Maceió chega a mais de 60 km de malha viária em apenas dois anos

Niviane Rodrigues e Sthefane Ferreira/Secom Maceió 15/04/2023 às 12:15
Prefeitura inaugura ciclovia da Avenida Fernandes Lima e beneficia 300 mil pessoas
JHC reforça que a ciclovia é resultado de uma espera de 10 anos pelos ciclistas. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Os ciclistas de Maceió agora têm uma ciclovia adequada para ir ao trabalho, praticar atividades físicas e para o lazer. É que o prefeito de Maceió, JHC, entregou a ciclovia da Avenida Fernandes Lima, neste sábado (15), beneficiando mais de 300 mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.  Além da entrega, o prefeito JHC também assinou a ordem de serviço de mais uma etapa da ciclovia. Serão contemplados mais 2,2 km até o Jardim Petrópolis.

JHC reforça que a ciclovia é resultado de uma espera de 10 anos pelos ciclistas e que as pessoas já não acreditavam mais na obra.

“A ciclovia da Fernandes Lima era um compromisso nosso, tiramos do papel e entregamos uma ciclovia bem feita. Esse primeiro trecho é a primeira obra estrutural e ousamos e fomos além. A gente fica feliz, porque era um desejo antigo, as pessoas já não acreditavam mais. Tem gente que vai usar para a prática de esportes, para trabalhar, e esse é mais um case de mobilidade da nossa cidade”, frisou JHC. 

Ao todo, são quase 5 km de pista de ciclismo, que vai da Praça Centenário, no bairro Farol, até a entrada do Canaã, na Avenida Valentim Diniz, sendo 4,6 km de piso de concreto e 292 metros de piso de madeira. A obra foi  um investimento de mais de R$ 2 milhões.

A via recebeu guarda-corpos em mais de 60 pontos, para proteger os ciclistas nas imediações mais próximas do tráfego de veículos. Os itens de segurança foram instalados em pontos onde a ciclovia fica mais próxima da via e, consequentemente, dos carros, ou quando fica em nível mais elevado.

“Entregar uma ciclovia de mais de 5 km, é um fato inédito fazer tantos quilômetros de ciclovia e manter as árvores. Foi uma obra feita com muito carinho, trabalho muito bem feito. Os ciclistas recebem um equipamento feito com muito carinho e mantendo a tradição para os ciclistas, porque não começamos nenhuma obra sem ter espaço para o ciclista”, disse o secretário de Infraestrutura de Maceió, Lívio Lima.

Com a ciclovia entregue, Maceió chega a mais de 60 quilômetros de malha cicloviária. Além da ciclovia da Avenida Fernandes Lima, a Prefeitura de Maceió tem feito serviços de ciclofaixas em vários pontos da cidade, entre as entregas mais recentes estão as ciclofaixas do Torcedor, no Trapiche da Barra; do Trabalhador, na Rota do Mar, na Avenida Marília Mendonça, no bairro Canaã, no Eustáquio Gomes e no Benedito Bentes.

A previsão é que até o final deste ano, a capital chegue aos 100 quilômetros de espaços reservados para os ciclistas.

Participaram da solenidade os vereadores Chico Filho, Cléber Costa, Leonardo Dias e Oliveira Lima.

Prefeitura inaugura ciclovia da Avenida Fernandes Lima e beneficia 300 mil pessoas
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860