Prefeitura entrega chaves dos primeiros apartamentos do Parque da Lagoa

Esses são os primeiros dos 1.776 apartamentos que vão abrigar mais de 7 mil moradores

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 08/07/2022 às 17:18
Prefeitura entrega chaves dos primeiros apartamentos do Parque da Lagoa
Prefeito JHC com as famílias que já receberam as chaves e residem em apartamentos com dignidade. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O sonho da casa própria dos moradores das favelas do Vergel do Lago já começa a se tornar real para 160 famílias. Nesta sexta-feira (8), o prefeito de Maceió, JHC, entregou as chaves dos primeiros 1.776 apartamentos que estão sendo construídos no Residencial Parque da Lagoa. Durante a entrega, o prefeito falou da felicidade de retirar as famílias da extrema vulnerabilidade.

“Esses apartamentos são sonhos de uma vida inteira. As pessoas já estavam sem esperança, e quando a gente vê a transformação do Vergel, a gente faz questão de compartilhar. Esses serão os primeiros moradores do Parque da Lagoa, que será uma cidade inteira vivendo aqui. Aceleramos a entrega das chaves para que as pessoas que ficaram desabrigadas com chuvas pudessem ter um teto”, expôs o prefeito.

Rafael Izidio dos Santos conta que esperou pela moradia digna há mais de 25 anos. Ele diz que agora, com a nova casa, vai ter dignidade e dar conforto para os filhos.

“Tenho 25 anos de favela, e graças a Deus que colocou esse cara no governo, hoje vou ter dignidade e dar aos meus filhos um conforto maior. Vamos ficar livres de barata, ratos e insetos. Antes era só promessas e promessas, e todo dia vamos agradecer a Deus, porque esse cara [prefeito JHC] realizou o sonho de muita gente”, contou o morador.

Maria Solange da Silva também foi contemplada e não esconde a alegria de ter a casa própria.

“Estou muito feliz, não tem explicação. Esse prefeito é uma bênção de Deus, e veio para deixar a comunidade muito feliz. Antes eu morava num barraco e agora estou recebendo esse presente de Deus. Os moradores não confiavam mais, nós esperamos tanto por essa oportunidade e nunca tinha ninguém para fazer o que ele fez pela gente”, comemorou.

Ao chegar à solenidade de entrega das chaves, JHC foi recebido com carinho pelas pessoas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Ao chegar à solenidade de entrega das chaves, JHC foi recebido com carinho pelas pessoas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Sobre o habitacional - O empreendimento habitacional vai abrigar mais de 7 mil moradores da região, que fazem parte do levantamento habitacional, realizado pela Prefeitura, em 2019. A construção está orçada em R$ 140 milhões em recursos federais do programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Todos os 1.776 imóveis do complexo serão ocupados pelas famílias da comunidade. As demais, porém, estão sendo alocadas em outros habitacionais: mais de 500 já estão morando nos Oiticica 1, Oiticica 2 e Alamedas do Pontal, no bairro do Benedito Bentes. 

Cada apartamento possui 45 metros quadrados, que são distribuídos em cinco cômodos, que são sala, banheiro, área de serviço e dois quartos.

No Parque da Lagoa, os moradores terão acesso à água potável encanada, algo que boa parte das pessoas das comunidades Mundaú, Sururu, Peixe e Muvuca não têm acesso. Para isso, um reservatório com 36 metros de altura, que vai comportar 900 metros cúbicos de água, está em fase final de construção.

Além de promover a moradia, a comunidade local está empregada na construção do residencial. A obra conta com aproximadamente 450 funcionários, sendo 60% de trabalhadores nativos da orla lagunar.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860