Prefeitura entrega certificados para integrantes dos Nudecs e destaca empenho em salvar vidas

Atuando como voluntários nas comunidades, integrantes passaram por capacitação e salvaram vidas durante as fortes chuvas

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 08/06/2022 às 18:02
Prefeitura entrega certificados para integrantes dos Nudecs e destaca empenho em salvar vidas
Prefeito JHC e a integrante do Nudec de Ipioca, Gedália Pontes, durante a entrega dos certificados. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, entregou na tarde desta quarta-feira (8), 44 certificados para os voluntários que atuam nos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e são elos com a Defesa Civil Municipal na identificação de situação de riscos nas comunidades. Os integrantes dos Nudecs participaram de um curso de capacitação para fortalecer a atuação nas regiões, sobretudo nos momentos de complexidade.

Para gestor da capital alagoana, os voluntários estão cada vez mais preparados para se empenhar em salvar vidas.

“É importante fazer esse agradecimento a todos vocês, porque um prefeito, um líder, tem que dialogar, tem que estimular que as pessoas participem. E no Núcleo Comunitário achamos o ponto ideal para fazer essa interlocução”, disse JHC.

E ressaltou: “Muitos acham que os Nudecs são formados por pessoas que já trabalham na prefeitura, mas não é isso, são voluntários, e por isso meu agradecimento pelo empenho de vocês. São vocês que conhecem a comunidade e com as orientações corretas, conseguem tomar as mais rápidas decisões, nas mais complexas ações da Defesa Civil. Nosso lema é continuar salvando vidas”.  

Os Nudecs atuam em diferentes comunidades da capital, entre elas, Chã da Jaqueira, Fernão Velho, Reginaldo, Jacintinho, Feitosa e Riacho Doce. Os voluntários auxiliam a Defesa Civil de Maceió nos locais onde moram, e têm papel fundamental para evitar riscos, contribuindo inclusive na retirada de famílias das áreas que são monitoradas por conta de problemas estruturais.

É o caso de Gedália Pontes, que é moradora de Ipioca, na Região Norte de Maceió, e contou que durante as fortes chuvas retirou cerca de 12 famílias das áreas de risco.

“Nosso trabalho é salvar vidas, é muito gratificante, porque sentimos a dor do próximo. Conhecemos a necessidade, a dor e o sofrimento deles. E foi com muita alegria que aceitamos participar desse desafio. As famílias pediam por socorro, mas nós demos total apoio, porque quando eles têm a credibilidade no nosso trabalho, conseguimos retirar todos do local de risco”, contou.

Voluntários estão capacitados pela Defesa Civil de Maceió para atuar com prioridade em salvar vidas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Voluntários estão capacitados pela Defesa Civil de Maceió para atuar com prioridade em salvar vidas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Os voluntários participaram de um curso de capacitação em outubro, com três módulos sobre o que é a Defesa Civil, definição e construção das regras do Núcleo. Além disso, também foi tratado sobre conceito sobre voluntariado, noções de primeiros socorros, avaliação de barreiras e imóveis do processo de atendimento da Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre, destacou a importância do voluntariado para evitar registro de mortes durante as chuvas. “Graças ao trabalho dos Nudecs, com os trabalhos de todos os órgãos, não se permitiu morrer ninguém. E isso é resultado de um trabalho sério, de quem entrou para cuidar das pessoas e da cidade”, frisou Abelardo.

Atuação nas chuvas - A parceria da Defesa Civil com os Nudecs foi fundamental para que nenhuma morte fosse registrada na capital, já que os voluntários auxiliam na retirada das famílias em áreas de risco. Por conhecerem os moradores da comunidade local, os Núcleos Comunitários já têm um olhar clínico para identificar as necessidades e acionar a Defesa Civil quando necessário.

Durante as chuvas foram registradas 765 ocorrências, neste mesmo período, sendo 241 delas por deslizamento de terra. Além disso, foi contabilizado um total de 808 pessoas desalojadas e 97 desabrigados.

Leandro Manoel, é integrante do Nudec do Riacho Doce e foi homenageado por salvar a vida de uma idosa de 75 anos.

“É um prazer, atuar como Nudec e líder comunitário. Nós sabemos da situação e levamos as informações diretamente para a Defesa Civil. Com isso, nós conseguimos retirar as famílias das áreas de risco. Salvei dona Ana Francisca de 75 anos, resgatamos ela, e em seguida uma parede da casa dela caiu, poderia ser nela ou em outras pessoas. Agradeço muito a Prefeitura e a Defesa Civil”, disse.

Durante a entrega dos certificados, o prefeito JHC destacou que apesar das fortes chuvas, não houve óbitos. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Durante a entrega dos certificados, o prefeito JHC destacou que apesar das fortes chuvas, não houve óbitos. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O senador Rodrigo Cunha, frisou a importância de planejar com antecedência. De acordo com ele, a Defesa Civil tem cumprido a missão de salvar vidas. “Essa é mais uma ação que participamos juntos, e que mostra que o planejamento traz resultados. A gente tem que trabalhar com quem gosta de gente, e quem gosta de gente, cuida. A todos vocês, saibam que a Prefeitura está olhando para você e investindo em capacitação, que é o que dá resultado”, disse o senador.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860