Prefeitura dá início a pavimentação da Avenida do Eixo Norte que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas

Obra na Grota do Andraujo, em Riacho Doce, era esperada pela população há mais de 30 anos

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 10/01/2023 às 12:18
Prefeitura dá início a pavimentação da Avenida do Eixo Norte que vai beneficiar mais de 100 mil pessoas
Prefeito JHC autorizou os investimentos na infraestrutura em Riacho Doce. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, autorizou nesta terça-feira (10), a obra de pavimentação da nova Avenida do Eixo Norte, na Grota do Andraujo, em Riacho Doce. A obra atende uma demanda de 32 anos da comunidade e, inicialmente, vai contemplar 2,5 km de via que dá acesso à AL-101 Norte. Os investimentos beneficiam diretamente mais de 100 mil pessoas.

Durante o evento, JHC destacou que o início da obra é mais um incentivo para estimular que diversos bairros tenham conexão com a Região Norte da capital. Em discurso, o gestor lembrou das dificuldades enfrentadas pela população.

“Quando chovia imagina os transtornos, faltava acessibilidade e isso potencializava os dramas da comunidade. Vamos investir R$ 13 milhões, sendo R$7 milhões até o Alto da Alegria e chegando lá, vamos fazer pavimentação na rua principal e nas ruas paralelas para trazer dignidade aos moradores. Aqui no período de chuva era muita lama e com a pavimentação, toda a área será valorizada.  Estamos vendo um espaço imenso, uma área com um ótimo ecossistema”, disse.

Ainda em sua fala, JHC destacou a falta de incentivo na região por parte de antigas gestões. “As antigas gestões tratavam essas pessoas como invisíveis e agora estamos dando foco nessas pessoas e, em breve, vamos anunciar o maior volume de investimentos na Região Norte. Essa via será fundamental para o eixo viário do litoral norte, porque podemos conectar com a Rota do Mar e traz um eixo de desenvolvimento para a cidade que não existia”, frisou.

Além da pavimentação e drenagem, a obra vai contar com ciclovia, acessibilidade, piso tátil, para garantir mais comodidade aos moradores. Leandro Nascimento é morador e presidente da Associação dos Moradores do Alto do Cruzeiro e fala da felicidade em ver a obra sendo feita.

“Passaram quatro gestões, foram 32 anos de espera e em dois anos de gestão do prefeito JHC, já estão trazendo uma nova realidade para nós. É um benefício não só para nós, mas para quem transita pela Região Norte”, contou.   

Após esta primeira parte, o Município também vai executar as obras de pavimentação do Alto da Alegria e das ruas paralelas. O prazo para a conclusão é de 12 meses e os serviços são realizados com recursos próprios da Prefeitura de Maceió.

Cicero Santos, conhecido por Cícero do Leite, também compartilha da mesma felicidade. De acordo com ele, os moradores já chegaram a ficar mais de 15 dias isolados, por conta de alagamentos.

“Há muito tempo estamos solicitando de vários prefeitos, e ninguém atendeu ao pedido de pavimentar essas duas comunidades que ficam por trás de Garça Torta e Riacho Doce. Sofremos muito, já ficamos 15 dias isolados, sem entrar no carro.  E só agora na gestão JHC, que estamos sendo atendidos. Esse sempre foi um pedido da gente para ele, e ele prometeu e está cumprindo”, contou.

Estiveram presentes na ordem de serviço o presidente da Câmara de Maceió, Galba Netto, os vereadores Siderlane Mendonça, Oliveira Lima, Luciano Marinho e Chico Filho.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860