Prefeito JHC cria Resgate do Conhecimento para potencializar a recuperação de aprendizagem

Iniciativa vai fortalecer o Programa Conquista Maceió que já está em desenvolvimento nas unidades escolares

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 01/12/2022 às 10:38
Prefeito JHC cria Resgate do Conhecimento para potencializar a recuperação de aprendizagem
Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Para potencializar e recuperar a aprendizagem dos alunos das escolas públicas de Maceió, o prefeito JHC sancionou, nesta quinta-feira (1°), a Lei nº 273/2022 que cria o Programa Resgate do Conhecimento. A iniciativa vai fortalecer ainda mais a política do Programa Conquista Maceió já em execução na rede municipal de ensino. A promulgação do programa está no Diário Oficial do Município de hoje.

O programa busca minimizar o déficit educacional de aprendizagem em decorrência da pandemia de Covid-19 através de reforço escolar. O público alvo do programa são alunos do 2° ao 9° ano do Ensino Fundamental, sendo este reforço realizado na própria unidade escolar e em turno diferente do qual o aluno estuda. A ação pode estender–se ainda às crianças da Educação Infantil, conforme necessidade avaliada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A iniciativa terá como ações prioritárias mapear os alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; mapear os alunos com maior número de faltas nas aulas remotas; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período de pandemia; designar os profissionais do magistério em quantidade suficiente para atendimento da demanda encontrada; prover de infraestrutura e recursos necessários aos professores responsáveis pelo reforço escolar.

Conquista Maceió - O Conquista Maceió, iniciativa já em execução, também oportuniza os alunos do 2º ao 9º ano, que possuem dificuldades no processo de alfabetização, a desenvolverem habilidades de escrita e leitura com atividades realizadas no contraturno das aulas. Com a criação do Resgate do Conhecimento, a Educação de Maceió ganha mais uma ferramenta na recuperação de aprendizado dos alunos e dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.

O programa Conquista Maceió atende a 20 unidades escolares da rede, sendo elas: Escola Cícera Lucimar, Escola Antídio Vieira, Escolar José Carneiro, Escola Luiza Suruagy, Escola Zilka de Oliveira, Escola João Feitosa, Escola Lamenha Lins, Escola Baltazar de Mendonça, Escola Eulina Ribeiro, Escola Lenilton Alves, Escola Frei Damião, Escola Carmelita Gama, Escola Hévia Valéria, Escola Jaime de Altavilla, Escola Natalina Costa, Escola Monsenhor Antônio Assunção, Escola Deraldo Campos, Escola Claudinete Batista, Escola Nosso Lar I e Escola Padre Brandão Lima.

O secretário de Educação da capital, José Neto, fala que já está em elaboração um projeto para aperfeiçoar o Conquista Maceió por meio de novas modelagens.

“Estamos elaborando um projeto, que já está em andamento, para efetivar o Conquista Maceió através de contratação de professores, expansão de salas de aulas dentro da comunidade, por meio de aluguel de espaços, entre outros pontos para que ele já comece no ano de 2023”, revelou.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860