Prefeitura confere funcionamento de abrigo para acolher famílias desabrigadas

Local conta com 120 leitos disponíveis para abrigar com dignidade os maceioenses que residiam em áreas de risco

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 26/05/2022 às 18:34
Prefeitura confere funcionamento de abrigo para acolher famílias desabrigadas
Durante a visita ao local, o prefeito JHC conversou com as famílias e garantiu o apoio necessário amparar as pessoas que precisaram sair de suas casas por conta das chuvas. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, conferiu nesta quinta-feira (26), o funcionamento do abrigo disponibilizado pela Prefeitura de Maceió para acolher, de forma digna, as pessoas afetadas com as fortes chuvas. As famílias foram encaminhadas pela Defesa Civil para receber o atendimento da Assistência Social.

“Maceió se preparou para esse momento de fortes chuvas. Foram meses para colocar toda essa estrutura de pé, para atender essa população com dignidade e respeito, sobretudo em um momento tão difícil. E isso só se faz com planejamento para ser o mais assertivo possível e dar o melhor para nossa população. Aqui tem vidas e precisamos estar próximos dessas pessoas”, expôs o prefeito.

A unidade conta com 120 vagas e fica na Rua Desembargador Paulo da Rocha Mendes, no Jaraguá, em frente à Praça Rayol. A unidade funciona 24h por dia e já recebeu mais de 50 pessoas desde a quarta-feira (25). Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Ronaldo Lessa, o senador Rodrigo Cunha e a senadora Eudócia Caldas.

O Município adquiriu beliches, colchões, geladeiras e freezers, além de fogão, forno e bebedouros para dar todo suporte para as famílias. Além disso, artigos de cama, mesa e banho, todo o enxoval também é novo para fornecer todo o conforto para maceioenses acometidos por possíveis deslizamentos na capital.

Maria José da Silva, é uma das desabrigadas que está no local. Ela contou que a barreira afetou sua casa, em Riacho Doce e por isso foi necessária a ida dela para o abrigo. “Cheguei aqui na madrugada de ontem [quarta, 25], estou com toda minha família. Aqui tem 10 pessoas da minha família, e o atendimento está ótimo. O abrigo é bom e nos trata muito bem, estamos recebendo alimentação e temos local para dormir.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, falou dos atendimentos ofertados no abrigo.

“Aqui oferecemos todo o atendimento psicossocial, refeições e trabalhos de cidadania. A família sai daqui totalmente protegida, orientada. Toda estrutura de dormitório, espaço climatizado, estamos dando todo apoio necessário. Reforçamos que se a pessoa estiver em situação de risco, venha para o abrigamento.

Para ter acesso ao abrigo, as famílias afetadas precisam entrar em contato com a Defesa Civil de Maceió por meio do 199. Após o contato, a Defesa Civil Municipal fará o registro da ocorrência e a equipe da Diretoria Operacional irá até a residência das pessoas para verificar a situação e encaminhá-las à unidade de acolhimento.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860