Prefeitura autoriza construção de ginásios poliesportivos para beneficiar alunos no Tabuleiro e Clima Bom

Gestor da capital alagoana destacou a organização financeira do Município para realizar investimentos na educação

Sthefane Ferreira e Maria Maia / Secom Maceió 18/11/2022 às 11:41
Prefeitura autoriza construção de ginásios poliesportivos para beneficiar alunos no Tabuleiro e Clima Bom
Prefeito JHC em meio aos alunos que, junto à comunidade, serão contemplados com ginásios poliesportivos. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (18) a ordem de serviço para a execução de obras da construção de ginásios poliesportivos que vão atender as demandas dos alunos para a prática esportiva nas escolas Jayme de Altavila e Dr. José Haroldo da Costa, no Tabuleiro dos Martins e Zumbi dos Palmares, no Clima Bom, situadas na parte alta da cidade.

O gestor da capital alagoana destacou que o investimento para construção dos ginásios poliesportivos é de R$ 4 milhões, demonstrando o quanto o Município está organizado financeiramente para fortalecer a educação pública, com garantias para melhorar o ensino de crianças, jovens e adultos. As quadras vão contar com vestiários, arquibancadas, sala para professores, depósito para guardar equipamentos, acessibilidade e banheiros femininos.

“A rede municipal de ensino em Maceió é robusta e herdamos muitas carências tanto na valorização dos profissionais quanto estrutural. A capacidade de investimentos da Prefeitura é outro. Nos organizamos financeiramente e agora estamos autorizando novas construções nas unidades de ensino. As escolas não tinham quadras, ginásios, locais para que as crianças realizassem as atividades adequadas. No próximo ano, entregaremos ginásios poliesportivos que fiquem abertos nos finais de semana, contemplando, além dos alunos, mas toda a comunidade”, discursou o prefeito, seguido de aplausos dos alunos.

Prefeito JHC assinou ordem de serviço para garantir prática esportiva para alunos das escolas Jayme de Altavila e Dr. José Haroldo da Costa. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Prefeito JHC assinou ordem de serviço para garantir prática esportiva para alunos das escolas Jayme de Altavila e Dr. José Haroldo da Costa. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Para o secretário municipal de Educação, José Neto, os benefícios para o corpo docente são incalculáveis. “São três ordens de serviço assinadas e um investimento de R$ 4 milhões. O prefeito JHC tem demonstrado o quanto é próximo da educação, dos alunos, dos professores e investe para o desenvolvimento educacional das crianças e jovens da nossa rede municipal”, complementa.

Diretora da Escola Dr. José Haroldo da Costa, Maísa de Souza ressalta que o sentimento é de felicidade, pois há dez anos a comunidade acadêmica aguarda a construção de um espaço para a prática esportiva.

“Nossa escola é de grande porte e atende o ensino fundamental. Nós tivemos pelo segundo ano consecutivo o melhor IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. E, para concluir a nossa organização, nós precisávamos da quadra, estamos ansiosos para trabalhar os esportes que os nossos alunos merecem e que tem direito à cultura e ao lazer. Nós esperamos por esse momento há mais de dez anos e, finalmente, chegou o grande dia da assinatura da ordem de serviço. Com isso, não só os alunos como toda a comunidade local será beneficiada com o uso da quadra”, declarou.

Diretora da Escola José Haroldo da Costa, Maísa de Souza, lembra que a unidade está entre as melhores do Ideb. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Diretora da Escola José Haroldo da Costa, Maísa de Souza, lembra que a unidade está entre as melhores do Ideb. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Andrei Wadson, aluno do 9º ano, da Escola Zumbi dos Palmares, destacou que para muitos colegas, o único momento de lazer na escola é a prática esportiva. “Nós ficamos muito felizes ao saber que teremos uma quadra, para muitos será o único momento de lazer ao praticar esportes. Eu gosto muito do ensino e da educação que nós temos aqui e nós seremos muito beneficiados com isso”, disse. 

Audrey Vieira é professora de educação física e contou que tinha dificuldades para realizar as atividades educativas e que por não ter uma quadra, precisava improvisar para passar aos alunos a prática esportiva.

“Existem muitos talentos que precisam ser desvendados e antes, nós não tínhamos como. Eu trabalho, há 24 anos, na Escola Zumbi dos Palmares e precisava improvisar minhas aulas, por não ter uma estrutura que comportasse. Com a chegada do ginásio, vamos ter condições de mostrar aos alunos o que é o esporte além de poder aplicar a prática esportiva que eles tanto pediam”, pontuou. 

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860