Prefeitura autoriza ampliação do Passe Livre para estudantes da região metropolitana

Estudantes de instituições que residem em cidades vizinhas a Maceió terão acesso a 44 passagens por mês

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 05/09/2022 às 19:01
Prefeitura autoriza ampliação do Passe Livre para estudantes da região metropolitana
Passe Livre será ampliado para estudantes que moram em cidades vizinhas à capital. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, autorizou, nesta segunda-feira (5), um acréscimo no Projeto de Lei 7.094/2021 para ser enviado à Câmara de Vereadores para ampliar o Passe Livre Estudantil para alunos da região metropolitana de Maceió. Esta é mais uma ação do Município para garantir acesso ao ensino para os alunos que usam diariamente o transporte público.

“Assumo um compromisso com os alunos da região metropolitana, e já esta semana, será feito o credenciamento para que vocês comecem a ter acesso ao Passe Livre Estudantil. Com muita alegria, vocês se integram a esse grupo seleto de estudantes da nossa capital que nos dá muito orgulho. Democratizar a segurança do aluno é um direito constitucional e a Prefeitura de Maceió, mesmo tirando leite de pedra, garante esse benefício”, afirmou o prefeito.

O Passe Livre Estudantil será estendido para estudantes residentes em Maceió e regularmente matriculados nos ensinos técnico e superior de instituições públicas e privadas situadas na região metropolitana. Na prática, alunos que estudam no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Satuba, Rio Largo e Marechal Deodoro e de outras instituições que não estão na capital passam a ser beneficiados com a política pública da Prefeitura de Maceió.

Para ter acesso – Para garantir o benefício, o estudante precisa estar em dia com o recadastro do Vamu, ou seja, ter atualizado o bilhete no ano de 2022. Para embarcar de forma gratuita, os estudantes precisarão comparecer na sede do Vamu, no Centro, na Divisão de Cadastros, na sede da SMTT, ou nos terminais de passageiros da Colina dos Eucaliptos e do Benedito Bentes, mediante agendamento obrigatório pelo site para efetuar a ativação do Passe Livre Estudantil. Caso não tenha realizado o agendamento, o titular não será atendido.

Os estudantes que estão em dia com o recadastro não pagarão nenhuma taxa adicional para converter o bilhete já utilizado para o Passe Livre Estudantil. O benefício estará disponível e poderá ser utilizado em até 24 horas da ativação.

O superintendente da SMTT, André Costa, explicou que quase mil estudantes, que estudam na região metropolitana, serão beneficiados.

“A gente comemora o primeiro ano do Passe Livre com essa grande iniciativa do prefeito JHC. A gente já tem mais de seis milhões de embarques dos estudantes. Hoje temos 53 mil estudantes ativos usando o Passe Livre. Tudo isso é pensado pelo prefeito JHC para facilitar para a população. Serão beneficiados quase mil estudantes, que de imediato terão o benefício”, explicou.

Artur Airon é estudante do Ifal Campus Satuba e conta que a ampliação do Passe Livre é uma vitória para os estudantes.

“Isso representa uma luta enorme. Estamos nessa luta há mais de um ano, porque muitos estudantes pagavam a passagem inteira, duas passagens, e muitos deixam até de frequentar as aulas devido aos gastos. Nós tivemos um trabalho de ir na Prefeitura, cobrar ao prefeito para que ele olhasse para a luta do estudante. A gente fica feliz agora com essa vitória de toda a classe estudantil”, comemorou.

O reitor do Ifal, Carlos Guedes, afirma que a extensão do Passe Livre será fundamental para os estudantes.

“A extensão do Passe Livre é uma reivindicação dos nossos estudantes, que não têm ainda condições de fazer esse pagamento. Numa instituição que 70% das vagas são destinadas para alunos da rede pública, um programa como esse é de fundamental importância. O prefeito JHC está de parabéns pela atitude, compreensão e resolução desse problema de forma muito rápida”, afirmou.

Com o Passe Livre, os estudantes terão acesso a 44 passagens por mês, que podem ser utilizadas em qualquer dia da semana.

Prefeitura de Maceió autoriza ampliação do Passe Livre para estudantes da região metropolitana
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860