Prefeitura atende demanda histórica e autoriza contenção marítima da Praia do Sobral

Obra é esperada há mais de 20 anos por moradores

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 15/06/2023 às 08:00
Prefeitura atende demanda histórica e autoriza contenção marítima da Praia do Sobral
Os blocos, de tecnologia holandesa, têm vida útil de 200 anos, e servem como dissipadores de energia da maré. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, autorizou nesta quarta-feira (14), as obras de contenção marítima da Praia do Sobral, na Avenida Assis Chateaubriand. O local vai receber 140 metros de contenção, com blocos maciços na fundação e anéis hexagonais na formação de muro de contenção. Com a obra, o gestor atende a uma demanda de mais de 20 anos dos moradores da região.

“Nós temos 40 km de orla em Maceió, alguns trechos estavam em situação grave como essa, causando risco para quem passa por aqui. E essa obra é uma forma da gente requalificar a orla, que precisava desses investimentos. Antes eram feitos paliativos e trouxemos uma tecnologia holandesa, sendo a primeira obra pública com essa tecnologia, e já tem dado certo em empreendimentos privados”, explicou JHC.

O prefeito destaca ainda que a partir da obra será feita a requalificação do local. “Aqui estamos beirando uma AL, mas a Prefeitura de Maceió fez questão de fazer essa obra. E vamos trazer também, junto com a contenção, toda a requalificação dessa parte da orla que era esquecida”, ressaltou.

Os serviços também estão ocorrendo em dois pontos da Jatiúca, sendo um próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), e o segundo próximo ao Hotel Jatiúca. Outro trecho que está em execução fica no final da orla da Jacarecica. Serão investidos R$ 30 milhões em toda a obra de contenção da orla marítima, com recursos próprios do Município.

De forma pioneira - A Prefeitura de Maceió é a primeira do Brasil a utilizar equipamentos de blocos de concretos pré-moldados e anéis hexagonais para conter o avanço da maré.

Os blocos, de tecnologia holandesa, têm vida útil de 200 anos, e servem como dissipadores de energia da maré. A obra protege a ciclovia, o passeio e as vias de tráfego. Eles são instalados em forma de uma escada de contenção, que visa impedir o avanço do mar.

Participaram da solenidade os vereadores Rodolfo Barros, Fábio Rogério, Eduardo Canuto, Cau Moureira e Chico Filho.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860